Adufes realizará Assembleia Geral para definir o posicionamento do sindicato em relação à permanência ou desfiliação do Andes-SN da CSP-Conlutas

Atenção, docentes! No dia 12 de dezembro, será realizada a Assembleia Geral (AG) da Adufes, que definirá o posicionamento do sindicato em relação à permanência ou desfiliação do Andes-SN da CSP-Conlutas, bem como elegerá as/os delegadas/os ao 41º Congresso do Andes-SN, que ocorrerá em fevereiro de 2023, em Rio Branco, no Acre, entre outras pautas. A assembleia será às 16h, na sede da Adufes, em Goiabeiras, Vitória.

Confira pauta:
– Relatório da gestão;
– Posição da assembleia sobre permanência ou desfiliação da CSP-Conlutas;
– Eleição de delegação ao 41º Congresso do Andes-SN, em Rio Branco, no Acre (fev/2023).

A conjuntura será discutida nas rodadas de inscrição para o segundo ponto de pauta.

A base poderá acompanhar e participar do debate via plataforma Cisco Webex, contudo, o voto é exclusivo da assembleia presencial. Confira o link: https://adufes.webex.com/webappng/sites/adufes/dashboard/pmr/adufes.

Docentes residentes no interior terão sua vinda viabilizada pelo sindicato, mediante solicitação pelo e-mail secretaria@adufes.org.br.

O sindicato também disponibilizará espaço para convivência infantil.

Em decorrência da alteração no quadro sanitário, o uso de máscara de proteção facial é obrigatório.

Participe da assembleia, docente!

Você quer compor a delegação da Adufes no 41º Congresso do Andes-SN, que ocorrerá em Rio Branco, no Acre, em fevereiro de 2023? Então, é importante que você registre a sua posição, em vídeo, sobre a permanência ou desfiliação do Andes-SN da CSP-Conlutas.

Entre os diversos temas para deliberação no 41º Congresso, instância máxima do Andes-SN, está a decisão sobre manutenção do vínculo ou desfiliação da central sindical CSP-Conlutas, à qual o Andes está filiado há dez anos. Para que nossa categoria conheça a posição de cada candidata/o a delegada/o ou observador/a e vote com boa fundamentação, é necessário divulgar as diferentes posições antes de nossa AG (Assembleia Geral).

Importante! A escolha da delegação e o posicionamento do sindicato serão definidos na Assembleia Geral da Adufes, que ocorrerá no dia 12 de dezembro, segunda-feira, na sede do sindicato, em Goiabeiras, Vitória, às 16h. Participe!

Veja abaixo as orientações para a gravação do vídeo:

– Use o celular em pé, com boa resolução e iluminação;

– Fale em alto e bom som, por 50 segundos apenas e grave com uma distância que deixe espaço nas laterais e parte superior (ou seja, não pode ser muito perto);

– Escolha um ambiente silencioso, para evitar ruídos na gravação;

– Envie seu vídeo para o WhatsApp da Comunicação da Adufes: 27 99943-0299.

Confira o vídeo em que o professor Hélvio Alexandre Mariano, docente da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), defende a permanência do Andes na CSP-Conlutas.

Assista também ao vídeo em que a ex-presidenta do Andes e docente da Universidade Federal Fluminense (UFF), Eblin Farage, defende a desfiliação do Sindicato Nacional da Central Sindical.

Confira mais informações

Há alguns anos, o sindicato nacional pauta a discussão sobre desfiliação ou permanência na CSP-Conlutas, central sindical à qual estamos vinculados há dez anos.

As discussões têm sido realizadas ao longo deste ano. A diretoria da Adufes promoveu, no dia 29 de setembro de 2022, um debate com Eblin Farage e Hélvio Mariano, na sede do sindicato.

Em 10 de outubro de 2022, a diretoria realizou um novo debate, apenas com a base filiada, momento em que as/os docentes expuseram suas posições à categoria. Confira o debate local aqui.

Ampliando a discussão, o Andes realizou, nos dias 12 e 13 de novembro, o 14° Conad Extraordinário, para definir uma indicação preliminar ao Congresso de 2023. A Delegação da Adufes foi composta por uma delegada e cinco observadoras/es. As/os 63 delegadas/os presentes no Conad indicaram, por uma maioria de 37 contra 21 e 5 abstenções, pela desfiliação da CSP-Conlutas. O caderno de textos registra os argumentos pela permanência e pela desfiliação e pode ser lido aqui.

O resultado do 14° Conad é apenas uma indicação, que deverá ser objeto de deliberação definitiva apenas no 41° Congresso do Andes, a ser realizado no Acre, em fevereiro de 2023.

A Adufes recomenda à categoria a leitura do material indicado para que se posicione a respeito deste tema fundamental para nosso Sindicato Nacional em 2023. Oficializaremos nossa posição na Assembleia Geral da Adufes (AG), prevista para o dia 12 de dezembro, quando elegeremos a delegação ao 41º Congresso. A data e horário da AG serão confirmados, conforme o calendário de jogos da Copa.

Confira outros materiais nos links abaixo!

1- Debate no dia 12 de novembro, no 14° Conad Extraordinário;

2- Posição da base da Adufes, professor Marcelo Barreira;

3- Posição da base da Adufes, professora Mônica Vermes;

4- Debate na AdufPEL – Duas posições: professor da Universidade Federal do Amapá e diretor do Sindufap, André Guimarães, e a 1ª Secretária Regional de São Paulo do ANDES-SN, Michele Schultz Ramos;

5- Defesa do ex-presidente do Andes e diretor da ADUFPel SS, Luiz Henrique Schuch;

6- Posição do professor Sidiney Ruocco Jr, presidente da ADUFU SS;