Adufes sedia o III Encontro EBTT do Andes-SN que discutiu carreira única e conjuntura

Atividade ocorreu de 21 a 23 de outubro, na sede do sindicato, em Goiabeiras, Vitória

Dezenas de docentes de várias regiões do país se reuniram de 21 a 23 de outubro na Ufes, campus Goiabeiras, para participar do III Encontro Nacional do Andes-SN sobre a Carreira do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) e Educação Básica das Instituições Estaduais e Municipais de Ensino Superior. A Adufes sediou o encontro. 

Confira o vídeo do Andes-SN sobre o Encontro:

A atividade ocorreu em um importante e difícil momento no país (de ataques e desmontes), e as discussões pautarão as próximas ações da Adufes e do Andes-SN para o enfrentamento e defesa da Educação. Foram realizadas palestras, debates, rodas de conversa, atividades culturais e panfletagens.

“O evento tratou da carreira EBTT, mas sem descolar desse momento que estamos vivendo. Foi muito importante, inclusive pelas panfletagens, que acabamos incorporando à programação, e isso deu mais visibilidade à pauta e tivemos a adesão de vários colegas do magistério superior, o que foi importante”, explica a diretora da Adufes Luciana Soares, que é da carreira EBTT e integrante da comissão local de organização do Encontro. 

Durante a atividade foram discutidas questões como os cortes na educação e o fundo público, o novo ensino médio, ensino médio integrado, residência pedagógica, BNCC, unidades de educação infantil nas universidades, a militarização das escolas, o adoecimento, a sobrecarga de trabalho, dentre outros assuntos relacionados ao cenário atual da Educação no Brasil e do trabalho docente. Também foi destacada a importância de reforçar as discussões sobre a carreira única do magistério federal. 

Na Ufes, são 10 docentes EBTT, em um universo de quase 1.800 docentes do magistério superior. Conforme a professora do CEI-Criarte Fernanda Binatti, o evento deu visibilidade a esses profissionais que atuam na educação básica na instituição. 

“Foi um evento que marca pra nós, EBTT da Ufes, uma visibilização da nossa carreira no espaço da universidade. Nós somos 10, em um universo de 1700 docentes dessa universidade, então é importante mostrar para a universidade que existe uma outra carreira que atua na educação básica, que é uma carreira semelhante à do magistério superior, que também atua no tripé ensino, pesquisa e extensão. Para além do debate local, a gente tem a discussão nacional de carreira única no Andes-SN. Foi importante ouvir os colegas de outras escolas de educação básica, municipais, estaduais e federais sobre a carreira, como estão se organizando em meio a esse massacre e desmonte que a gente tem sofrido”, pontua Fernanda. 

Os temas discutidos no encontro serão levados para o próximo Congresso do Andes-SN, conforme explica a diretora do Sindicato Nacional Jennifer Susan Webb Santos (UFPA). “Vamos pegar tudo que a gente discutiu e debateu aqui e vamos socializar para que isso possa subsidiar o 41º Congresso que será realizado em Rio Branco, no Acre, bem como as nossas ações. A gente transforma em propostas, discute no congresso a viabilidade dessas propostas para poder formar o nosso plano de lutas para o ano de 2023”, disse. 

O último Encontro EBTT foi realizado em 2019, e a diretora do Andes reforça que a atividade que Adufes sediou foi fundamental para aglutinar docentes da carreira EBTT e do magistério superior e dar visibilidade às pautas, pois são da responsabilidade de todos/as as/os docentes.

Sexta-feira, 21 

Na sexta-feira, 21, primeiro dia do III Encontro Nacional do Andes-SN sobre a Carreira EBTT e Educação Básica das Instituições Estaduais e Municipais de Ensino Superior, antes da abertura oficial, as/os participantes foram às ruas participar de uma panfletagem pelo voto em Lula e Casagrande (para governador do Estado) no segundo turno – ambos eleitos. A atividade ocorreu em frente ao campus de Goiabeiras, no ponto de ônibus próximo ao Teatro Universitário.

Após a panfletagem, ocorreu a abertura oficial do Encontro, que contou com a participação de representantes do Sinasefe Ifes, do Sintufes, da CSP-Conlutas, da Rede de Cursinhos Afirmação, do DCE-Ufes, da UNE e da direção do Centro de Educação – diretor Reginaldo Célio Sobrinho e a vice-diretora Andréa Grijó, que também participaram no domingo. Na sequência, foi realizada a conferência de abertura, que discutiu “Cortes em Educação, Ciência e Tecnologia: conjuntura, resistências e lutas”. Participaram os palestrantes Mário Augusto Correia San Segundo (SINDOIF), Gilda Cardoso (ADUFES) e Mauriene Freitas (ADUEPb). A professora Jennifer Webb (ADUFPA) mediou o debate.

Também ocorreram atividades culturais! Antes da mesa de abertura, a Companhia de Dança Andora realizou uma apresentação. E o músico Juliano Rabujah conduziu um ato político-cultural durante o coquetel.

Sábado, 22

O segundo dia, sábado, 22, do III Encontro Nacional do Andes-SN sobre a Carreira EBTT e Educação Básica das Instituições Estaduais e Municipais de Ensino Superior, começou com uma panfletagem na Feira Livre do bairro Jardim da Penha (que fica no entorno da Ufes). A mobilização era pelo voto em Lula e para derrotar Bolsonaro nas ruas e nas urnas, o que foi alcançado no dia 31 do mês, com a vitória do petista nas urnas. 

Após a panfletagem, na sede da Adufes, em Goiabeiras, foi realizado o debate “Carreira/Educação básica/ Adoecimento/Condições de trabalho no contexto de cortes orçamentários”, com Saulo Costa (APRUMA), Fernanda Chiote (ADUFES) e Leila Sousa (ADUFPA). O primeiro vice-presidente da Regional Leste do Andes-SN, Mário Mariano, mediou o debate. As docentes e o docente discutiram as situações que os profissionais da carreira EBTT enfrentam, como o assédio, a sobrecarga de trabalho, a luta diária pelo reconhecimento de direitos, a inviabilização, entre outros!

Na parte da tarde, foram realizadas rodas de conversa com os temas: Controle do trabalho e precarização/Ponto eletrônico e a Portaria no 983, Reforma do Ensino Médio/BNCC/Educação Infantil e Retorno presencial. 

Domingo, 23 

No domingo, 23, a atividade se encerrou com a palestra “Militarização e Combate ao Fascismo”, que teve como debatedoras as professoras Gisele Maria (SINDOIF) e Eblin Farage (ADUFF). O professor Cláudio Mendonça, 2º vice-presidente da Regional Nordeste 2 do ANDES-SN, mediou a mesa. Antes do início da discussão, o grupo Coral Serenata Dfavela realizou uma apresentação emocionante e revigorante. 

Adufes