Novembro Negro na Adufes: Roda de Conversa debateu as opressões do trabalho doméstico e sua relação com a herança colonial escravista na sociedade brasileira

A professora do Departamento de Administração da Ufes, Juliana Teixeira, foi a convidada do evento e lançou seu livro “Trabalho Doméstico”, na sede da Adufes. CONFIRA UMA GALERIA DE FOTOS DO EVENTO NO FINAL DA MATÉRIA!

A Adufes realizou nesta quinta-feira, 17/11, a roda de conversa “O trabalho doméstico no Brasil: recuperar o cuidado de/por nós”, com a professora Juliana Teixeira, do Departamento de Administração da Ufes. Durante o evento, foram realizadas reflexões na perspectiva de trajetória de reposicionamento da população negra de atividades restritas à economia do cuidado, características do contexto de servidão do trabalho escravista, para uma valorização desse tipo de trabalho, e sua não compulsoriedade como modo de sobrevivência.

Em sua participação, Juliana Teixeira falou da própria experiência a partir da história de sua mãe, que foi trabalhadora doméstica, e traçou um breve histórico sobre esse trabalho e as mulheres negras que o desempenham desde o Brasil colônia, com todas as violências, apagamentos e silenciamentos impostos. Além disso, a conversa tratou da ocupação de outros espaços, como as universidades, pela população negra.

O evento também contou com o lançamento do livro da professora Juliana Teixeira “Trabalho Doméstico”, da Coleção Feminismos Plurais, com o Selo Sueli Carneiro. Os temas debatidos giraram em torno da temática do livro e houve um momento de autógrafos. Participaram do encontro dezenas de professoras/es e estudantes que puderam fazer perguntas e colocações.

Juliana Teixeira considerou o evento “potente e histórico” no contexto da Ufes. “Precisamos ter eventos com a temática negra como protagonista, com saberes produzidos por intelectuais negros. É preciso levar esses eventos para a universidade para além do mês de novembro. Foi muito bacana o espaço que a Adufes disponibilizou. Estou muito acostumada a falar do livro fora da Ufes e pouco aqui dentro. Tive a oportunidade de falar com os nossos e com quem podemos fazer costuras coletivas internamente. Precisamos pautar políticas de reparação dentro da Universidade”.

Administração

Em entrevista, a professora explicou que é difícil pensar o tema do seu livro dentro da Administração. Para ela, trata-se de um processo contínuo de resistência, pensando numa perspectiva de Administração de dimensões organizativas mais amplas da vida social, que avancem para além das empresas tradicionais.

“Pensamos os efeitos do capitalismo nos modos de organização da sociedade. O trabalho precisa ser uma temática da Administração e o trabalho doméstico tende a ser desconsiderado como tema característico da Administração porque ele vai ser considerado como não ligado diretamente à atividade capitalista. No entanto, ele subsidia essa atividade direta capitalista historicamente, especialmente quando mulheres brancas vão para o mercado de trabalho formal e deixam mulheres negras nesse espaço. Questionamos essa ideia de Administração hegemônica, e pensamos para além da dinâmica das empresas capitalísticas tradicionais. A administração precisa ser multifacetada e precisa se recuperar enquanto ciência social aplicada”, defende Juliana.

Ambiente formativo

A vice-presidenta da Adufes e integrante do Grupo de Trabalho Política de Classe para as Questões Étnico-Raciais, de Gênero e Diversidade Sexual (GT PCEGDS), Jacyara Paiva, salientou que o evento foi mais uma ação do Novembro Negro, referência ao mês em que é lembrado o Dia da Consciência Negra (20 de novembro) e que a professora Juliana Teixeira tem se destacado no Brasil através dos estudos que realiza sobre trabalhadoras domésticas. “Ela é uma preciosidade e é mais conhecida lá fora do que dentro do espaço da Ufes. Tivemos a oportunidade de estarmos em uma roda de conversas formativa e educativa na perspectiva antirracista dentro do espaço da Adufes”.

Livro

O livro “Trabalho Doméstico” apresenta uma discussão indispensável, escancarando as desigualdades e opressões sofridas pela categoria e enfatizando a presença da herança colonial escravista ainda na sociedade brasileira atual.

A partir de uma pesquisa bibliográfica aprofundada e de entrevistas e relatos de mulheres de diferentes idades e origens que exercem a profissão de trabalhadoras domésticas, o livro traça um painel histórico e social do trabalho doméstico no Brasil.

A autora Juliana Teixeira uniu sua experiência pessoal como filha de uma trabalhadora doméstica com sua pesquisa de doutorado em Administração apresentada ao Centro de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Minas Gerais (CEPEAD/UFMG) para traçar as origens históricas escravocratas da condição atual da mulher trabalhadora doméstica, além de discutir a importância da regulamentação dessa atividade. Também estão presentes na obra as interseccionalidades entre gênero, raça e classe desse grupo, assim como o racismo estrutural e o papel da branquitude no assunto, seja por meio de suas ações ou dos silenciamentos que promove.

Ficha Técnica do Livro “Trabalho Doméstico”

Autora: Juliana Teixeira

ISBN13:  9786587113722

Edição: 1ª

Número de páginas: 248

Acabamento: brochura

Formato: 11,5 x 16 cm

Adufes