Auditório ficou lotado e um sarau poético foi realizado antes do debate com a participação de diversos autores. No final da matéria você confere uma galeria de fotos do debate e do sarau.
A Adufes realizou nesta quarta-feira, 23, o debate “O ensino na educação básica e no ensino superior”, com o professor Dermeval Saviani. O evento foi o último encontro do ano do curso “A universidade que queremos”, promovido pelos Grupos de Trabalho de Política de Formação Sindical e de Política Educacional (GTPFS/GTPE).
Clique aqui e confira o vídeo do debate na íntegra.
Clique aqui e confira o vídeo do Sarau Poético na íntegra.
Para um auditório lotado, o professor falou da importância de um sistema nacional de educação, que ainda não existe no Brasil. Dermeval também salientou que a estrutura curricular e organizativa da educação afeta a educação básica e o ensino superior.
Na educação básica a fragmentação faz com que haja mais de cinco mil sistemas diferentes. Já no ensino superior, de acordo com o professor, a organização herdada da ditadura militar, que desvincula a identidade de departamentos e cursos, nunca foi modificada. O modelo permite que os quadros da Universidade sejam cada vez mais reduzidos com impactos cada vez mais negativos.
O professor salientou que a estrutura adotada teve como referência a preocupação com a racionalização dos custos e faz com que disciplinas sejam oferecidas de forma homogênea para turmas heterogêneas. Contudo, Saviani explica que “pedagogicamente, essas medidas acarretaram a fragmentação do trabalho educativo gerando tal grau de dispersão, descontinuidade e heterogeneidade que se inviabilizou a eficácia do ensino reduzido, agora, a um ritual esvaziado de conteúdo significativo”.
As discussões promovidas historicamente pelo professor Dermeval ganham novos contornos com o avanço de propostas como a inserção de até 40% de Ensino à Distância (EaD) no ensino presencial, como alguns setores defendem fazer na Ufes.
A professora Ana Carolina Galvão, integrante do GTPFS e que compôs a mesa junto com Dermeval, explica que essa lógica é cada vez mais reforçada. “Ouvimos a defesa de que agora as disciplinas teóricas poderão ser unificadas para juntar várias turmas, porque não temos concursos e essa seria uma solução. Mas isso só aumenta o fosso pedagógico da educação de qualidade que buscamos”.
Evento
O evento com o professor Dermeval Saviani é um marco, pois é a primeira vez que ele comparece a Vitória para um evento sindical. “Ele já esteve em lives do sindicato, em 2020 e 2021. E já esteve em Vitória presencialmente várias vezes, mas nunca em uma atividade do Sindicato. Dermeval atrai um público diverso, de vários cursos e centros, o que mostra que a Adufes, ainda que seja uma entidade de representação das/os docentes, promoveu um evento que agrega a comunidade acadêmica como um todo”.
Importância
A professora Ana Carolina ressaltou a importância do professor Dermeval, que tem mais de 50 anos de carreira. “Ele vem debatendo o sistema nacional de educação desde a tese de doutorado dele, uma questão que ainda não conseguimos vencer. Seus escritos têm muita atualidade e ele continua produzindo e agregando elementos novos, como a problemática do EaD e o ensino remoto, por exemplo. A respeitabilidade que ele tem na educação brasileira é inquestionável”.
Sarau
No mesmo dia, antes do debate, foi realizado um sarau poético, que também contou com a participação de Dermeval Saviani, Maria Aparecida Dellinghausen Motta, Alba Valéria Inácio, João Moraes, Lino Machado, Marcela Neves, Marcio Miranda Moraes, Stel Miranda e Wilberth Salgueiro. Além disso, a sede do sindicato recebeu a presença da Combiousa, a Kombi da Editora Cousa. Houve, ainda, sorteio de livros para o público.
Por questões de segurança o espaço do salão da Adufes foi ocupado até o limite de sua capacidade, por ordem de chegada. Um telão foi instalado no gramado da sede do Sindicato para que todas/os pudessem acompanhar o debate que também está disponível no canal da Adufes no YouTube.
Clique aqui e confira o vídeo do debate na íntegra.
Clique aqui e confira o vídeo do Sarau Poético na íntegra.
Adufes