Adufes parabeniza e homenageia colegas docentes pelo Dia das/os Aposentadas/os

A data é comemorada nesta terça-feira, 24 de janeiro

APOSENTADAS E APOSENTADOS: RECONHECIMENTO, INTEGRAÇÃO E LUTA!

Docentes e técnicas/os aposentadas e aposentados da Ufes têm marcado a construção contínua da universidade. Muitas/os delas/es são professoras e professores que contribuíram com a criação de cursos de graduação, programas de pós-graduação, projetos de extensão, linhas de formação e pesquisa, bem como disciplinas. Além disso, têm fortalecido a formulação de políticas públicas, reivindicando a atuação do Poder Público conforme os interesses da população ou denunciando sua ausência ou insuficiência.

Ao se aposentarem, muitas/os docentes permanecem na Ufes, proferindo palestras, participando direta e indiretamente de projetos de formação, vinculados aos programas de pós-graduação, garantindo a formação docente e de diversas/os profissionais no nível de mestrado e doutorado.

E uma das maneiras de manter vínculo com a Ufes é por meio da Adufes, o que é feito por grande parte das/os docentes aposentadas/os. Elas/es representam seus centros de origem no Conselho de Representantes da Adufes, participam de Grupos de Trabalho (GTs), congressos, gestão do sindicato, festas e diversas atividades do Andes, contribuindo ativamente com os debates políticos sobre o que se passa nos municípios, no estado e no país, como ocorreu recentemente nas eleições presidenciais e na luta para derrotar Bolsonaro nas ruas e nas urnas.

A presença de aposentadas e aposentados nas mais variadas atividades políticas, artístico-culturais, acadêmicas, de gestão e junto aos movimentos populares tem sido fundamental em face da experiência acumulada e do diálogo intergeracional que torna fecunda a formação política. Neste 24 de janeiro, Dia das Aposentadas e Aposentados, nós, da Adufes, registramos a luta incessante pela paridade salarial, contra os ataques recentes, que têm redundado na revisão das aposentadorias, e pelo reconhecimento das/dos aposentados. Um reconhecimento que, necessariamente, precisa se expressar na forma como nossa universidade efetua a transição de nossas/nossos colegas da fase do exercício para a aposentadoria, processo, hoje, considerado abrupto pois exclui, do dia para a noite, a pessoa da Universidade que ela mesma ajudou e tem ajudado a construir.

A Adufes continuará encampando a luta anti-etarista e afirmando o valor inestimável das aposentadas a aposentados para as lutas que nos mantêm em unidade enquanto classe trabalhadora.

Nosso agradecimento, estimadas e estimados colegas!

Adufes