Vida de Servidor: Bolsonaro deixou os serviços públicos sob ameaça de colapso!

O Governo Bolsonaro deixa os serviços públicos sob ameaça de um colapso! De acordo com o documento da equipe de transição do novo Governo Federal, o desgoverno chega ao fim com esse legado. Para ter uma ideia, os livros didáticos que deverão ser usados no ano letivo de 2023 ainda não começaram a ser editados. Faltam remédios no programa Farmácia Popular; não há estoques de vacinas para o enfrentamento das novas variantes da Covid-19; faltam recursos para a compra de merenda escolar; as universidades correm o risco de não concluir as atividades de 2022; e não existem verbas para a Defesa Civil e a prevenção de acidentes e desastres. Novamente a população de menor renda será a mais atingida e pagará a conta da perversidade do governo Bolsonaro e seus sócios.

Além disso, o relatório confirma que o Brasil tem 33,1 milhões de pessoas que passam fome, e 125,2 milhões, mais da metade da população do país, vivendo com algum grau de insegurança alimentar.

O crescimento econômico é baixo e a inflação alta. Há perda de poder de compra do salário e perda de credibilidade do arcabouço fiscal, o que culminou em uma proposta irrealista de lei orçamentária para 2023. O Governo Bolsonaro termina com a inflação acumulada de 26%, uma das maiores do planeta.

E há outros inúmeros exemplos da concreta política de terra arrasada. Derrotamos Bolsonaro nas urnas junto com o seu projeto ultraneoliberal e perverso, que buscou entregar tudo aos donos do capital, deixando a população abandonada à própria sorte, enfrentando a miséria, morrendo de doenças evitáveis e passando fome.

Os serviços públicos são fundamentais para que o país volte a se desenvolver, crescer e atender às demandas de sua população trabalhadora, que produz todas as riquezas, e que precisa ser tratada com dignidade e respeito. Servidores públicos precisam ser valorizados e bem remunerados, com recomposição salarial, e é preciso que o novo Governo trabalhe nessa direção.

Há muito pelo que lutar em 2023 e vamos juntos construir o caminho para a recuperação, valorização e fortalecimento do serviço público no Brasil.

Via Vida de Servidor.

Adufes