41º Congresso do ANDES-SN começa nesta segunda, 6, em Rio Branco

A cidade de Rio Branco (AC) recebe a partir desta segunda-feira, 6, o 41º Congresso do ANDES-SN. O evento acontecerá até dia 10 de fevereiro na Universidade Federal do Acre (Ufac), sob a organização da Associação dos Docentes da Universidade Federal do Acre (Adufac – Seção Sindical). Essa é a primeira vez que o congresso do Sindicato Nacional é realizado na capital acriana.

Com o tema central “Em defesa da educação pública e pela garantia de todos os direitos da classe trabalhadora”, o encontro deve reunir ao menos 600 professoras e professores de universidades federais e estaduais, institutos federais e Cefets de todo o Brasil.

A delegação da Adufes que participará da atividade foi eleita em Assembleia Geral, realizada em dezembro de 2022. No total, uma delegação de 25 docentes da Adufes irá ao 41º Congresso do Andes-SN, incluindo observadoras/es. Todas/os as/os candidatas/os a delegadas/os irão ao evento, contudo quem não foi eleito será observador/a suplente.

Instância máxima de deliberação da categoria docente, o 41º Congresso tratará de pautas importantes da categoria como carreira e reajuste salarial, financiamento das Instituições Públicas de Ensino, adoecimento docente, ensino remoto, entre outras, além de temas da conjuntura nacional e internacional da luta da classe trabalhadora.

Neste 41º Congresso, também serão apresentadas e inscritas as chapas que disputarão o processo eleitoral para a próxima diretoria do ANDES-SN. A votação ocorrerá nos dias 10 e 11 maio, em todo o território nacional. As professoras e professores eleitos estarão à frente da entidade durante o biênio 2023/2025.

Em breve mais informações.

Fonte: Andes-SN com edições da Adufes.

Adufes