Adufes em luta pela presencialidade no ensino superior

 

Em outubro de 2022, a Adufes promoveu o debate “Financeirização do ensino superior e Reuni Digital nas universidades públicas”, com a participação do pesquisador da Unicamp Allan Kenji e da professora Priscila Chaves (Ufes). Confira no vídeo um recorte do debate, que foi realizado na sede da Adufes, em Vitória.

O debate fortalece a luta contra o Reuni Digital, que é um projeto do Governo Bolsonaro que transforma as federais em universidades digitais, com o uso de plataformas para baratear o ensino, a contratação de tutores e não professores com titulação e atuação no ensino, pesquisa e extensão, a massificação de atividades, entre outras alterações.

Na Ufes, há uma Comissão constituída desde o início de 2022 para analisar a proposta do Reuni Digital, mas o perigo para a educação de qualidade não vem só deste projeto de Bolsonaro.

A Pró-reitoria de Graduação (Prograd) tem promovido eventos que pautam a implementação de até 40% de EaD (Educação a Distância) na carga horária dos cursos presenciais da UFES. Essa movimentação se deu a partir da Portaria nº 2.117, de 6 de dezembro de 2019, do Ministério da Educação de Bolsonaro e, caso tenha a adesão da Ufes, afetará sensivelmente os cursos presenciais, uma vez que impacta profundamente a natureza da formação.

Contudo, a Portaria estabelece uma possibilidade e não a obrigatoriedade de implementação da carga horária EaD em cursos presenciais, daí nossa reivindicação de amplo debate para que nossa comunidade compreenda o que está em jogo.

Apesar de serem assuntos diferentes, o Reuni Digital e a proposta de implementação de até 40% de EaD em cursos presenciais têm em comum a relativização da importância da presencialidade na formação superior, sem a qual, a qualidade é definitivamente comprometida. A Adufes tem feito discussões e mobilizações contra o Reuni desde 2022. O sindicato seguirá buscando o diálogo com a Prograd e demais agentes acadêmicos a fim fortalecer a luta pela educação presencial na formação superior.

A Adufes entende que a implementação do percentual de 40% de EaD nos cursos presenciais impõe profunda alteração na própria concepção da formação e da Universidade! Por isso, o sindicato rechaça a medida e reforça a luta pela educação presencial!

40% EaD e Reuni Digital, não!

Adufes