Adufes marca presença no primeiro dia do 41º Congresso do ANDES-SN

Começou nesta segunda-feira, 6, em Rio Branco, no Acre, o 41º Congresso do ANDES-SN. Mais de 600 participantes estão credenciados para participar da atividade, que tem como tema central “Em defesa da educação pública e pela garantia de todos os direitos da classe trabalhadora”. O evento ocorre até esta sexta-feira, 10, com debates e encaminhamentos que orientarão as ações da categoria para o próximo período.

Foram realizadas as plenárias de abertura e de instalação e a Plenária do Tema 1 “Conjuntura e Movimentos Sociais”, em que foram lidos 12 textos. As discussões dos textos, das diferentes correntes do Andes-SN e com contribuições da diretoria do Sindicato Nacional, reforçou a importância de derrotar o fascismo e a extrema direita, defender a democracia e a educação e lutar pela revogação de medidas que retiraram direitos da classe trabalhadora, como a Reforma Trabalhista.

Na Plenária 1 também foram iniciados os debates sobre a permanência ou desfiliação do ANDES-SN da CSP-Conlutas. Em novembro de 2022, o 14º Conad Extraordinário do ANDES-SN deliberou pela desfiliação e, agora, o 41º Congresso definirá a questão.

Corrosão salarial

Nesta segunda-feira, 6, o Andes-SN lançou, durante o 41º Congresso, a Calculadora das Perdas Salariais, fruto da parceria entre o Sindicato Nacional e o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE). Acesse o site do Andes-SN e confira!

Cultura

Na abertura da atividade, ocorreu a apresentação do grupo Cantos e Encantos Yawanawa, que surgiu no ano de 2020 e é composto por mulheres do povo Yawanawa, originárias da Terra Indígena do Rio Gregório, todas elas professoras indígenas formadas pelas Ufac.

Luta

Foi realizado também um ato contra o feminicídio da estudante de Jornalismo da Universidade Federal do Piauí (Ufpi) e poetisa, Janaína da Silva Bezerra, de 22 anos. “Parem de nos matar”, entoaram as mulheres presentes no encontro.

Adufes