Adufes participa de Assembleia Geral do Sintufes sobre reajuste salarial de servidores federais e ações de mobilização

Na manhã desta segunda-feira, 27, a Adufes fez saudação na Assembleia Geral do Sindicato dos Trabalhadores da Ufes (Sintufes), que pautou a Campanha Salarial, tema da Mesa Nacional de Negociação Permanente, instalada no início de fevereiro em Brasília. A reunião ocorreu na sede do sindicato, no campus da Ufes de Goiabeiras.

Em sua intervenção, Junia Zaidan, presidenta da Adufes, lembra que a proposta de reajuste de 7,8% a partir de 1º de março, encaminhada pelo Ministério da Gestão e Inovação, por meio do Ofício nº 4.4110/2023, de 16 de fevereiro, não alcança sequer o índice fixado na Lei Orçamentária Anual pelo governo Bolsonaro, que foi de 9%. “Estamos aliviados por existir uma mesa de negociação, após anos de silenciamento. Estamos, mas não podemos nos conformar com a situação de pauperização, precarização e adoecimento que temos vivido. São quase 30% de defasagem salarial devido ao congelamento nos quatro anos de Bolsonaro”, destaca Junia, referindo-se aos 26,94% reivindicados em 2 de janeiro de 2023.

O Andes-SN participará, com o Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (FONASEFE), o Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas do Estado (FONACATE) e com a Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-Administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (FASUBRA) da rodada final de negociação, nesta terça-feira, 28, em Brasília, com o Ministério da Gestão e Inovação.

Na Ufes, no campus de Goiabeiras, em Vitória, também nesta terça-feira, 28, ocorrerão atividades de mobilização pela campanha salarial, organizadas pelo Sintufes com o apoio da Adufes. Fortaleça essa luta! Participe, docente!

Adufes