Adufes apresenta pesquisas em seminário de saúde do Andes-SN

A Adufes esteve presente no VIII Seminário Saúde do/a trabalhador/a docente! O evento ocorreu de 17 a 19 de março, no Anfiteatro Parasitologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), na capital paulista. A atividade tinha como tema “Trabalho docente: implicações na saúde e reflexos na vida”.

Participaram representando o sindicato o professor Alexandre Cunha, pela diretoria, e as professoras Elizabeth Barros, pelo Núcleo Sobre Processos de Trabalho e Produção de Saúde, e Bernardete Mian, pelo GT Seguridade Social e Assuntos de Aposentadoria (GTSSA).

Entre as atividades, foi realizado o painel “Levantamento de saúde do/a trabalhador/a docente”. Foram apresentados depoimentos pessoais e pesquisas sobre o adoecimento docente. O professor Alexandre Cunha falou sobre a pesquisa realizada pela Adufes a respeito do trabalho docente na pandemia e também sobre a criação do Núcleo sobre Processos de Trabalho e Produção de Saúde.

A Adufes produziu três cadernos sobre “Trabalho Remoto na Ufes”, durante a gestão anterior “Adufes Propositiva e Plural”, sob a presidência da professora Ana Carolina Galvão. O primeiro, de 2020, surge a partir da constituição da Comissão de acompanhamento do trabalho/ensino remoto na Ufes, que tinha o objetivo de escutar e dialogar com a comunidade acadêmica. O segundo caderno apresenta os dados da pesquisa “Percepções sobre o Trabalho/Ensino Remoto e Saúde na Pandemia”, realizada entre março e abril de 2021. E o terceiro caderno, de 2022, contempla o aprofundamento de alguns aspectos destacados a partir da divulgação dos resultados, bem como traz a pesquisa realizada exclusivamente com professoras/es aposentadas/os.

Durante o evento, os materiais produzidos pela Adufes, apresentados pelo professor Alexandre, tiveram uma repercussão positiva, também em virtude da criação do Núcleo sobre Processos de Trabalho e Produção de Saúde.

O Núcleo é uma iniciativa do Conselho de Representantes (CR) da Adufes, e é ligado ao GTSSA. Sua criação foi aprovada em assembleia geral, em agosto de 2022.

O objetivo no grupo é realizar estudos e análises sobre questões relativas aos processos de trabalho e sua relação com o adoecimento e a produção de saúde; centralizar o recebimento de demandas da categoria a respeito dessas questões e avançar na tarefa iniciada pelo CR anterior de provocar a Ufes a constituir sua própria Comissão sobre processos de trabalho e produção de saúde.

O VIII Seminário foi realizado pelo Grupo de Trabalho de Seguridade Social e Assuntos de Aposentadoria (GTSSA) do Andes-SN em conjunto com a Associação de Docentes da USP (Adusp).

 

Adufes