Adufes marca presença na marcha “Pela vida das mulheres: por direitos, derrotar os fascistas”, em Vitória

 

Por direitos, pela vida das mulheres, contra as violências e opressões, contra o fascismo, as mulheres foram às ruas nesta quarta-feira, 8, no Dia Internacional das Mulheres, em Vitória. Foi realizada uma marcha que percorreu ruas do Centro da capital, e a Adufes somou forças à atividade.

O ato tinha como tema “Pela vida das mulheres: por direitos, derrotar os fascistas”, e reuniu mulheres em toda a sua diversidade – jovens, idosas, negras, quilombolas, sem-terra, campesinas, lésbicas, trans, atingidas por barragens. Junto a mais de 40 entidades, a Adufes participou da construção da atividade.

As lutas das mulheres também são lutas da classe trabalhadora, uma vez que as violências e opressões sofridas por mulheres são parte das engrenagens que mantêm a máquina capitalista funcionando.

O combate ao fascismo também foi pautado na atividade. Professoras da Escola Estadual Primo Bitti, que sofreu o massacre em Aracruz, em novembro de 2022, denunciaram o descaso do Governo Casagrande com as/os trabalhadoras/es da escola, bem como com as famílias, no que diz respeito ao atendimento multidisciplinar (psicólogas/os, psiquiatras e outros profissionais). Também reforçaram o caráter fascista do atentado, que vitimou Cibelly, Flávia, Penha e Selena, e que deve ser combatido e não pode ser esquecido.

A luta coletiva pela conquista de direitos e pelo respeito aos direitos já conquistados segue firme! É pela vida das mulheres! É por direitos!

Fotos: Marcus Freire e Sérgio Cardoso.

Adufes