Sede da Adufes é o segundo prédio do Brasil a receber Aro Magnético que auxilia pessoas surdas

Equipamento converte o som em campo magnético e transmite áudio mais limpo para os aparelhos auditivos compatíveis e para implantes cocleares, reduzindo ruídos do ambiente e contribuindo para melhor entendimento do que é dito no microfone durante eventos

Foi instalado na sede Adufes, no campus de Goiabeiras, um Aro Magnético, equipamento que auxilia pessoas surdas para que ouçam melhor o que está sendo dito nos microfones durante os eventos no auditório do Sindicato. O prédio da Adufes recebeu a tecnologia nessa terça e quarta-feira (21 e 22 de março)  e é a segunda edificação do Brasil a contar com a funcionalidade. O primeiro foi a Câmara Federal, em Brasília.

De acordo com o técnico Israel Lima, da empresa Som para Todos, que instalou o equipamento, o Aro Magnético converte o som em campo magnético e transmite um áudio mais limpo para os aparelhos auditivos compatíveis e para implantes cocleares. Funciona como se a pessoa estivesse plugada na mesa de som ouvindo o que está sendo dito diretamente do microfone, permitindo um entendimento maior, uma vez que aparelhos e implantes amplificam todos os sons, incluindo ruídos do ambiente, prejudicando a compreensão.

Diversas/os docentes estiveram na Adufes para testar o equipamento e aprovaram a iniciativa, destacando a contribuição que o equipamento dará para que as pessoas surdas tenham mais facilidade na participação nos eventos.

Mesmo pessoas surdas que não tenham aparelhos auditivos compatíveis com a tecnologia podem se beneficiar utilizando receptores de Aro Magnético conectados aos fones de ouvido que já estão disponíveis na Adufes.

Satisfação

A professora aposentada do Departamento de História, Lea Brigida, que é surda, fez o teste na tarde de quarta-feira, 22, e parabenizou a Adufes pela iniciativa, destacando que toda a tecnologia que possa contribuir para a inclusão é bem-vinda.

A presidenta da Adufes, Junia Zaidan, ressaltou a satisfação pela avanço em mais uma ação de acessibilidade. “Que esta iniciativa se dissemine por todas as entidades e instituições como expressão de compromisso com a não exclusão”.

Assista o vídeo e saiba mais sobre o Aro Magnético da Adufes!

Adufes