Adufes fortalece a luta contra as intervenções nas Instituições Federais de Ensino Superior

Adufes fortalece a luta contra as intervenções nas Instituições Federais de Ensino Superior. O II Encontro das Universidades Sob Intervenção aconteceu nesta terça-feira, 4, na sede do Andes-SN, em Brasília.

A data também marcou o Dia Nacional de Luta e Mobilização contra as Intervenções, pela Autonomia e Democracia nas Universidades, Institutos Federais e CEFETs.

A programação contou com relatos das seções sindicais das universidades sob intervenção, diálogo com parlamentares e debate sobre o fim da lista tríplice, que acontece na última sessão, na noite desta terça, com participação do ex-presidente do Andes e ex-reitor da UFRJ, professor Roberto Leher e Antônio Alves Neto (Toninho), coordenador nacional da Fasubra Sindical.

O evento também teve a participação do professor e reitor eleito e não nomeado da UNIFEI, Marcel Parentoni, que representou o Fórum de reitoras e reitores eleitos e não nomeadas/os durante o governo Bolsonaro, entre as/os quais está a professora Ethel Maciel, primeira reitora eleita da UFES, em 2019, que também não foi nomeada.

Nossa seção Sindical foi representada pela presidenta da Adufes, Junia Zaidan. “O fim da lista Tríplice e a eleição direta que se inicie e se encerre nas instituições federais de ensino superior são reivindicações históricas do Andes, que se intensificam diante do cenário desalentador em que as intervenções em todo o país trouxeram como efeito a instalação de um modus operandi verticalizado, autoritário, tecnocrático e despolitizante”, destaca Junia, no intervalo dos trabalhos.

“O Andes tem a posição de não aceitar os entulhos do governo Bolsonaro e também da ditadura militar empresarial. Sem acertar as contas com nosso passado recente, revogando as nomeações de reitores que não foram a primeira escolha das comunidades, o governo atual será signatário do pacto perverso do autoritarismo”, afirmou Junia, durante sua participação no painel de relatos das seções sindicais.

Adufes