Adufes participa de evento em São Paulo que discute pedagogia histórico-crítica e educação escolar

A Adufes participou, nos dias 13 e 14 de abril, em São Carlos-SP, do congresso “Pedagogia histórico-crítica e Educação Escolar: primavera nos dentes”, promovido pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). A professora Fernanda Binatti representou o sindicato na atividade. O evento se propôs a discutir as questões mais recentes sobre a pedagogia histórico-crítica.

A diretora Luciana Soares da Adufes e as professoras da base Ana Carolina Galvão e Sandra Dellafonte e o professor Rodrigo Molina também participaram do congresso. Durante a atividade, foram realizadas mesas de debate, apresentação de trabalhos e eventos culturais.

Foram realizadas três mesas temáticas: “A força de saber que existe: arte e ciência na educação para a construção de um novo mundo”, “A contramola que resiste no centro da própria engrenagem: o fazer pedagógico histórico-crítico na escola concreta” e “Pedagogia histórico-crítica e educação escolar: primavera nos dentes”.

A pedagogia histórico-crítica é uma teoria pedagógica contra-hegemônica da educação que vem se edificando desde a década de 1980 em meio ao contexto da redemocratização do nosso país.

A palestra proferida pela professora Ana Carolina Galvão será, em breve, publicada na seção “Fala, Docente”, da Adufes.

 

Confira fotos da atividade:

 

Adufes