Adufes realiza debate com as chapas que disputam as eleições do Andes-SN

Evento foi transmitido ao vivo e vídeo com a íntegra do debate pode ser conferido clicando aqui  

A Adufes realizou nesta quinta-feira, 27 de abril, em sua sede, no campus de Goiabeiras, em Vitória-ES, um debate com as três chapas que estão na disputa pela direção do Andes-SN. O evento foi transmitido ao vivo pelo YouTube e houve ampla participação com mais de 70 perguntas enviadas por docentes presentes e que acompanhavam pela internet.

Participaram representantes das três chapas que estão concorrendo: Gustavo Seferian e Jacyara Paiva (Chapa 1 – ANDES pela base: ousadia para sonhar, coragem para lutar); Welbson do Vale Madeira e Juliana Melim (Chapa 2 – ANDES-SN Classista e de Luta); e Eleonora Ziller e Alexandre Curtiss (Chapa 3 – RENOVA ANDES).  A mediação foi feita pela jornalista Aline Dias.

Conforme as regras do debate, cada Chapa foi representada por um/a candidato/a, preferencialmente, do triunvirato e um representante da Regional Leste, preferencialmente da Ufes.

Pluralidade

A presidenta da Adufes, Junia Zaidan, ressaltou durante a abertura do debate, que o fato de haver diversas chapas na disputa demonstra  a pluralidade de pensamento dentro do sindicato e que a democracia interna sairá fortalecida da eleição.

“Foi com muita satisfação que realizamos o único debate presencial dessas eleições que teve a participação de um/a membro da nacional e também das regionais de todas as chapas. O debate possibilitou que o público compreenda nitidamente as diferenças entre as propostas, as diferentes concepções de sindicalismo e das relações de trabalho com as universidades, e também os distintos entendimentos sobre a relação que se pretende estabelecer com os movimentos sociais. Foi um momento que a Adufes fez questão de garantir”, acrescentou.

Além disso, Junia Zaidan lembrou que a grande participação do público demonstrou o interesse da categoria no debate e na eleição. “Estamos em um ano decisivo para os rumos do Andes-SN, mas também para a Adufes e para a própria Ufes”, frisou.

O presidente da Comissão Eleitoral Local (CEL) e diretor da Adufes, Edson Cardoso, acompanhou o debate junto dos demais membros da CEL, professoras/es Inês Ramos Fábio Castro, Cenira Andrade, Antônio Carlos Moraes e Rafael Vieira Teixeira. “O debate na Adufes inovou ao provocar a discussão de temas nacionais e locais, por meio de candidaturas da Regional Leste que compuseram a mesa”, afirmou Edson.

A diretoria da Adufes acolheu e viabilizou proposta do Grupo de Trabalho de Política e Formação Sindical (GTPFS), que, no mês de fevereiro, solicitou que fosse realizado o debate em nossa seção Sindical.

Votação

A votação para a direção do Andes-SN será presencial, nos dias 10 e 11 de maio, das 8 às 20 horas, e, na Ufes, ocorrerá em todos os centros de ensino da Universidade (Vitória – Goiabeiras e Maruípe, Alegre e São Mateus). Aposentadas/os residentes na Grande Vitória votam na sede da Adufes.

Adufes