Articulação entre Adufes, movimentos, Sintufes e DCE novamente reivindica que Reitoria dialogue sobre a política de cotas em concursos docente

No documento enviado à Reitoria nesta terça, 25, as/os signatárias/os apontam que a proposta de resolução sobre a política de cotas, enviada pela reitoria diretamente ao Cepe sem diálogo com a comunidade acadêmica e os segmentos da universidade, tem lacunas e erros

Depois de nove anos sem cumprimento, pela Ufes, da Lei que determina reserva de vagas em concursos públicos, a Reitoria enviou, no final de março, diretamente ao CEPE, uma proposta de Resolução que, embora tenha como ponto positivo a inclusão de Pessoas com Deficiência (PCD), além de docentes negras/os (recobrindo cargos de professor do Magistério Superior, do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico e professor visitante)  apresenta inúmeros problemas por não ter sido dialogada com a base da universidade. 

Segmentos da Ufes (Adufes, Sintufes e DCE/Ufes), movimentos e coletivos se reuniram na sede da Adufes em 12 de abril para construção de uma carta reivindicando novamente à Reitoria que se baseie nas contribuições coletivas para implementar normativa referente ao cumprimento da Lei nº 12.990, de 9 de junho de 2014, sobre cotas para negras/os em concursos públicos e cotas para pessoas com deficiência (PCD). A iniciativa se dá em um contexto de ausência de resposta da Reitoria a respeito das solicitações, formalizadas pela Adufes em fevereiro e abril de 2023, para que a proposta de Resolução fosse discutida com a base.

No documento enviado à Reitoria nesta terça, 25, as/os signatárias/os apontam que a proposta de resolução sobre a política de cotas, enviada pela reitoria diretamente ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) sem diálogo com a comunidade acadêmica e os segmentos da universidade, tem lacunas e erros. A proposta de resolução  foi construída por uma comissão formada exclusivamente por membros da Administração Central. 

Na minuta de Resolução enviada ao Cepe, por exemplo, não há uma explicação de como será feita a reparação pelos 9 anos em que a lei foi descumprida.

A proposta de resolução sobre a política de cotas em concursos é uma das normas mais importantes na Ufes nos últimos tempos, e, na carta, as/os signatárias/os solicitam amplo diálogo, que anteceda a votação no Cepe. 

Membros da Comissão de Política Docente (CPD) do CEPE também estiveram na reunião com os movimentos. A carta foi enviada à CPD.

Clique aqui e confira a carta completa.

Clique aqui e confira a minuta de resolução.

Em breve mais informações.

Adufes