Ato em Vitória denuncia violência contra escolas!

 

Nessa segunda-feira, 3, a Adufes somou forças ao ato “Luto e Luta pela Educação”, organizado pelo Coletivo Mães Eficientes Somos Nós. A atividade, que ocorreu no Centro de Vitória, denunciou a violência em escolas do Estado, e cobrou do governo a adoção de medidas que deem proteção às/aos trabalhadoras/es da educação, estudantes e familiares.

O Coletivo enviou, no dia 31 de março, uma carta ao Governo do ES solicitando que uma comissão fosse recebida pelo governador Renato Casagrande e o secretário de Educação, Vitor de Angelo. Contudo, seguem sem resposta do Executivo estadual.

A insegurança nas escolas tem crescido, sobretudo após o massacre que ocorreu em duas escolas de Coqueiral de Aracruz em novembro de 2022 e o recente atentado a uma escola de São Paulo, em que uma professora foi assassinada na sala de aula.

Essa situação tem preocupado ainda mais o Coletivo de Mães Eficientes Somos Nós, por entenderem que seus filhos e filhas PCDs (pessoas com deficiência) são pessoas vulneráveis nesses ataques, além de muitos não compreenderem por que não podem frequentar as escolas ameaçadas, e a dimensão das ameaças que estão ocorrendo.

Durante o ato, faixas, cartazes e caixões denunciavam os ataques que as escolas têm sofrido. O ato saiu da Avenida Jerônimo Monteiro, próximo à Defensoria Pública, e seguiu em direção ao Palácio Anchieta.

“Não é demais lembrar que os atos de ataque às escolas seguem reiterando racismo, misoginia, LGBTfobia, cultuando imagens e símbolos nazistas, e enaltecimento de discursos de ódio às escolas”, destaca a diretora Ana Heckert.

Ana, que participou do ato e representa a Adufes no Fórum Antifascista no ES, também ressalta que o governador não tem dialogado com representantes do Fórum, tampouco movimentos sociais e sindicatos para pactuarem conjuntamente ações. “As ações efetuadas até o momento se reduzem às medidas de segurança que profissionais e movimentos sociais consideram ineficientes, ações descontínuas de oferta de atendimento individual no campo da saúde mental. Nada se sabe sobre a investigação do ato e a responsabilização de outros envolvidos. Muito menos se tem conhecimento se há investigação de células nazistas no ES”, afirma.

Confira fotos do ato:

Adufes