Divulgação Cultural Adufes: Pianista capixaba Hercules Gomes apresenta o concerto de piano “Tia Amélia para sempre”

 

Divulgação Cultural Adufes: O pianista capixaba Hercules Gomes apresenta o concerto de piano “Tia Amélia para sempre”, em composição que inclui violão 7, cavaquinho, percussão e pandeiro. A apresentação foi gravada no Museu da Casa Brasileira, em São Paulo, no dia 12 de fevereiro de 2023.

O pianista iniciou seus estudos aos 13 anos como autodidata e pouco tempo depois já tocava em bandas do cenário musical capixaba. Hercules é considerado um dos mais representativos pianistas brasileiros da atualidade não somente por suas habilidades técnicas mas também pela escolha do seu expressivo repertório.

Quem foi Tia Amélia? Amélia Brandão Nery foi uma pianista e compositora brasileira, considerada sucessora de Chiquinha Gonzaga e Ernesto Nazareth, os grandes nomes do piano nacional da virada do século 19 para o 20. De família de músicos, começou a tocar de ouvido aos 4 anos. Começou na música Erudita, contudo, após a morte de Ernesto, passou a se dedicar à música instrumental brasileira, em especial o Choro.

O concerto “Tia Amélia para sempre” é uma homenagem e um resgate à história da pianista.

A apresentação está disponível no YouTube. Assista!

Adufes