Educação inclusiva na Universidade se faz ouvindo as pessoas com deficiência

Acessibilidade atitudinal passa por ouvir as pessoas numa perspectiva de “Nada sobre Nós sem Nós”. Sem isso, todas as outras acessibilidades não serão possíveis porque é preciso que haja atitude efetiva das pessoas que compõem a Instituição para que as barreiras sejam removidas

Uma educação na perspectiva inclusiva se faz ouvindo as pessoas com deficiência. O “Nada sobre Nós sem Nós” precisa ser a bússola para uma Universidade que pretenda ser um espaço de não-exclusão. Sendo assim, para que as pessoas com deficiência sejam efetivamente incluídas no ambiente acadêmico da Universidade é preciso que haja acessibilidade atitudinal na Instituição, o que passa por ouvir as pessoas.

Esta acessibilidade se refere à percepção do outro sem preconceitos, estigmas, estereótipos e discriminações. Se as barreiras atitudinais não forem transpostas, todas as outras acessibilidades não serão possíveis porque é preciso que haja atitude efetiva das pessoas que compõem a Instituição para que ela seja um lugar de não-exclusão.

No Dia Nacional e Estadual de Luta pela Educação Inclusiva (14 de abril), a Adufes ressalta que acessibilidade é muito mais do que intervenções físicas em prédios e acessos. É preciso que a instituição esteja preparada para uma nova realidade em que pessoas com as mais diversas deficiências estão presentes com demandas específicas que precisam ser atendidas.

Para isso, modos de aprendizagem precisam ser respeitados, eliminando barreiras metodológicas, relacionada diretamente à atuação de docentes que precisam ser orientadas/os, recebendo as condições adequadas, para que atuem nesta perspectiva garantindo que todas/es tenham acesso ao conhecimento, aprendizagem, avaliação e inclusão educacional.

Além disso, a Universidade também precisa eliminar barreiras presentes em suas normas, regulamentos e portarias (acessibilidade programática), assim como é preciso pensar na acessibilidade instrumental, envolvendo a retirada de barreiras nos instrumentos, utensílios e ferramentas de estudo, trabalho, entre outros.

Adufes