Sem dar retorno ao pedido dos segmentos da Ufes de uma audiência pública, reitoria cria comissão

Segmentos têm preocupação, tanto quanto a Administração Central, com a resposta que a universidade precisa dar à escalada da violência, sobretudo aos ataques às instituições educacionais. Mas, as discussões devem ser feitas de forma coletiva e com diálogo verdadeiro.

A Adufes reafirmou seu princípio regimental e estatutário do Andes-SN, mantendo-se autônoma e, portanto, fora da Comissão de Prevenção à Violência criada recentemente pela Reitoria. Além dos princípios de autonomia e independência que regem a entidade, o Sindicato também elenca uma série de questões que fundamentam a decisão, entre elas, a condução dos processos de tomada de decisão em nossa universidade: de maneira verticalizada e sem auscultar, efetivamente, a comunidade, bem como, por não ter recebido informações oficiais sobre a composição do grupo.

O papel da Adufes, ao longo de seus 45 anos, celebrados este ano, tem sido de levantar discussões, reivindicar, acompanhar e interpelar os atores e setores a respeito das lutas travadas pelo sindicato por condições de trabalho, carreira e pela educação pública.

A Adufes, junto ao Sintufes e ao DCE-Ufes, enviou, no dia 12 de abril, uma carta à reitoria mostrando preocupação com a violência nos campi, sobretudo após o ocorrido no CCJE no dia 10 de abril. No documento, os segmentos solicitam uma audiência pública com a reitoria para tratar da situação. Passados 13 dias e após solicitações à Chefia de Gabinete, por meio de mensagens telefônicas, não houve atendimento à reivindicação.

Os segmentos têm preocupação, tanto quanto a Administração Central, com a resposta que a universidade precisa dar à escalada da violência, sobretudo aos ataques às instituições educacionais. Mas, as discussões devem ser feitas de forma coletiva e com diálogo verdadeiro.

“Enquanto saudamos a iniciativa de composição de uma força-tarefa, que a Comissão de que trata o Ofício 119/GR/UFES tem como objeto, também registramos que o diálogo de nossa Administração Central com a entidade representativa dos docentes (e também de TAEs e estudantes) é condicionante para que os encaminhamentos institucionais reflitam efetivamente os anseios, necessidades e expectativas da comunidade, que, a nosso ver, é soberana e deveria ser, necessariamente, destinatária de toda consideração por parte da Reitoria”, destaca a direção da Adufes, em um trecho do ofício enviado à Reitoria.

Clique aqui e confira o ofício enviado à reitoria.

 

Adufes