Adufes destaca durante solenidade de 69 anos da Ufes o compromisso histórico que tem com a luta por uma universidade popular

Junia Zaidan, presidenta da Adufes, lembrou que o sindicato completará 45 anos no dia 31 de maio e que a sua história integra a história de lutas dentro da Ufes

A Adufes esteve presente na solenidade que marcou os 69 anos da Ufes na última sexta-feira, 5 de maio, data em que o aniversário da Universidade é comemorado. O evento aconteceu no Teatro Universitário e contou com grande presença da comunidade acadêmica, incluindo as entidades representantes dos três segmentos – Adufes, Sintufes e DCE – únicas que fizeram falas além do reitor e vice-reitor, demonstrando a importância que têm na construção da Universidade. Também estiveram presentes membros do Gabinete, das instâncias da Administração Central, diretoras/es de Centro, autoridades e representantes de diversos segmentos da sociedade.

A presidenta da Adufes, Junia Zaidan, discursou, parabenizando a universidade e toda a sua comunidade, e lembrando que a Adufes completará 45 anos no dia 31 de maio e que a história do sindicato integra a história de lutas dentro da Ufes juntamente com o Sintufes e o DCE.

“Atuamos tocando a tarefa sindical (por salários, carreira e condições de trabalho), mas transpondo os limites corporativos no fim que temos em comum, que é fortalecer a educação pública e os serviços públicos em seu conjunto. Uma comunidade como a nossa, com 28 mil pessoas, abriga uma imensa diversidade, heterogeneidade, pluralidade, e projetos de universidade e sociedade não raramente antagônicos. Abriga potências, virtudes, talentos, mas também chagas e mazelas que se evidenciam em nossos processos a nos impor a tarefa do cultivo de práticas democráticas internas e luta por uma educação com financiamento público contra investidas que façam periclitar a qualidade de nossa educação”, disse.

Junia destacou, ainda, que as referidas investidas tentam esgarçar o tecido pra instituir todas as formas privatistas dentro da Universidade, lembrando que sem as práticas democráticas, pelas quais a Adufes e sua base jamais deixarão de lutar, não teria sido possível chegar aos 69 anos com tanta “história maravilhosa pra contar e com tanto compromisso de continuar lutando por uma universidade popular”.

O reitor Paulo Vargas e o vice-reitor Roney Pignaton destacaram marcos fundamentais na história da Ufes, ressaltando o caráter inclusivo que a Universidade foi ganhando ao longo do tempo. Entretanto, uma ausência notória nos discursos foi em referência à eleição da primeira mulher eleita reitora pela comunidade em 2019, a professora Ethel Maciel, sem sombra de dúvidas um marco que se relaciona também com as lutas por maior representatividade na Ufes. A decisão da comunidade não foi respeitada pelo Governo Bolsonaro, que, em 2020 não nomeou Ethel , o que também foi um marco, mesmo que negativo, uma das chagas que a Ufes levará consigo como parte de sua história, impondo à comunidade a tarefa de lutar pelo fim da Lista Tríplice, para que os processos de escolha de nossas/os dirigentes se iniciem e terminem nas instituições, sem intervenção externa.

Concerto

O evento contou, ainda, com o espetáculo da Orquestra Sinfônica do Espírito Santo (Oses), que apresentou o programa Música e Natureza, composto pela obra Suíte Brasil Azul, de Alexandre Guerra, e por três valsas do compositor austríaco Johann Strauss. “São obras que, de alguma maneira, tratam desse tema ou dialogam com ele, incluindo a questão ambiental”, explicou o maestro titular, Helder Trefzger, aplaudido de pé, junto da Oses, pelo público.

Festividades

Além da solenidade, a Adufes esteve presente em todas as atividades comemorativas da Universidade que celebram a instituição e sua história, entendendo que a programação contribui para o fortalecimento da Ufes.

No dia 2 de maio a diretoria esteve no hasteamento das bandeiras e no sábado, 6 de maio, construiu junto com o Sintufes, com apoio da CredUfes e da Casufes, o Encontro de Servidoras/es Ativas/os e Aposentadas/os da Ufes, evento que também fez parte das celebrações oficiais pelos 69 anos da Ufes. Houve café da manhã, recreação para crianças, feira de utilidades, e sorteio de brindes, além de apresentação da Banda 90 e Tal.

Adufes