A Adufes participou do lançamento do Movimento Ufes +, uma articulação de trabalhadoras/es e estudantes da Universidade que busca construir, a partir do diálogo participativo, um programa coletivo para a instituição de ensino. O evento ocorreu no dia 25 de abril, no auditório do CCE, no campus de Goiabeiras, em Vitória. O diretor Edson Cardoso participou da atividade representando o sindicato.
Na oportunidade, o professor Edson defendeu a importância da democracia interna na Universidade, e que a escolha da comunidade seja respeitada pelo Governo Federal. “Eu manifestei pela democratização das eleições de dirigentes da Ufes, e a escolha democrática e paritária no processo de consulta à comunidade (professores, estudantes e técnicos-administrativos em educação). Manifestei também a nossa posição da escolha da candidata ou candidato eleita/o, pela consulta democrática, pelos órgãos colegiados da Ufes. E mais importante: nós continuamos lutando pela designação pelo Governo Federal dessa candidatura eleita na consulta”, relata o professor Edson sobre sua participação no evento.
O professor reforça que a Adufes é autônoma, e enquanto movimento sindical, não participa ou apoia candidaturas, mas luta pela transparência, pela democracia e para que o processo de escolha de dirigentes das universidades se inicie e termine nas instituições, o que só será possível com o fim da Lista Tríplice.
O Movimento Ufes + é coordenado pela professora Edinete Maria Rosa (CCHN). A docente afirmou que, entre os princípios que regem a construção do movimento estão a luta por uma universidade acolhedora, inclusiva, participativa e moderna.
Adufes