Adufes promove debate com Angelo D`Orsi, professor italiano que é referência na obra de Gramsci

Exemplares do livro de Angelo D’Orsi se esgotaram antes do lançamento e debate contou com ampla participação de docentes e estudantes

A Adufes recebeu em sua sede, no campus de Goiabeiras (Vitória), nesta quinta-feira, 4 de maio, o professor Angelo D`orsi, da Universidade UNITO, da Itália. O docente esteve presente para o debate “Democracia operária, educação e hegemonia em Gramsci”.

O professor fez o lançamento do livro “Gramsci: uma nova biografia”, obra inédita no Brasil e já esgotada. A compra só poderá ser feita pela internet no site da editora Expressão Popular. Angelo é um dos principais estudiosos sobre a obra de Antonio Gramsci, e veio à Ufes participar do curso “Gramsci”, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), que começou na terça-feira, 2 de maio, e segue até esta sexta-feira, 5.

No curso, estão sendo ministradas as seguintes aulas: “Nas origens da hegemonia: Instrução Educação Cultura em Gramsci”; “Terceira Guerra Mundial? A questão da Ucrânia”; “Gramsci e o fascismo: revolta pequeno-burguesa ou revolução passiva?”; “A democracia operária e a escola de Gramsci”; E na programação, também está a exibição do filme Gramsci, no Cine Metrópolis, com discussão acerca do fascismo.

O debate na Adufes, que contou com grande presença de docentes e estudantes, foi promovido pelos Grupos de Trabalho Política de Formação Sindical e Política Educacional (GTPFS/GTPE), em articulação com a diretoria da Adufes. O professor Rodrigo Molina, membro do GTPFS,  avaliou a atividade como importante para a divulgação do conhecimento e para a internacionalização da universidade, uma vez que o curso também envolve universidades italianas e a Secretaria de Assuntos Internacionais da Ufes.

“Gramsci é o autor italiano mais lido fora da Itália. Vitória é vanguarda porque é o primeiro lugar onde ocorre o lançamento do livro do professor Angelo D`Orsi no Brasil. Recebemos alunos de muitos outros cursos e pessoas da comunidade italiana. Inclusive houve interesse de publicações jornalísticas voltadas para esta comunidade. A procura de estudantes da graduação, em especial da Pedagogia e da História, nos surpreendeu positivamente”, disse.

A presidenta da Adufes, Junia Zaidan, também avalia a realização do debate como positiva destacando a grande presença e a ampla participação de docentes e discentes. “O sindicato está de portas abertas para todos os segmentos da universidade e para a promoção de debates importantes, de eventos culturais e outras atividades de interesse da categoria docente e de toda a comunidade acadêmica. A Adufes segue aliando sua luta política sindical a outras pautas que entendemos como essenciais para a construção de um sindicato democrático e fortalecido”.

Adufes