66º Conad atualiza plano de lutas e empossa nova gestão do Andes-SN

Atividade foi realizada em Campina Grande-PB, entre os dias 14 e 16 de julho

O 66º Conselho do ANDES (Conad) foi marcado pela posse da nova gestão do Andes-SN (biênio 2023-2025) e por debates e deliberações que atualizaram os planos de lutas e aprovaram as contas do Andes-SN. A atividade foi hospedada pela ADUFCG e realizada pelo Sindicato Nacional entre os dias 14 e 16 de julho, na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), estado da Paraíba.

O Conad, que teve como tema “Na reorganização da classe com inspiração nas lutas e culturas populares”, reuniu mais de 300 docentes de todo o país. A delegação da Adufes era composta por 13 docentes.

“A presença da delegação da Adufes no evento é importante para que os nossos filiados conheçam como são os processos de construção das pautas de luta do Andes-SN, para constante formação política e participação, pois só assim poderemos fortalecer a luta docente”, avalia a secretária-geral da Adufes, a professora Aline Bregonci.

Na sexta-feira, 14, foi realizada a cerimônia de posse da nova diretoria do Sindicato Nacional para o biênio 2023/2025, eleita em maio deste ano. A vice-presidenta da Adufes, a professora Jacyara Paiva, integra a gestão empossada como 2ª Secretária da Regional Leste. Gustavo Seferian, Francieli Rebelatto e Jennifer Webb assumiram, respectivamente, os cargos de presidente, secretária-geral e 1ª tesoureira.

Durante a atividade, a presidente da Adufes, a professora Junia Zaidan, fez uma saudação à gestão que encerrou e à que se iniciou. Junia também destacou a autonomia sindical como traço fundamental do ANDES e luta contra a violência política de gênero. Assista:

Inclusão O evento foi marcado também por práticas inclusivas para pessoas com deficiência visual.

Lutas
A plenária do 66º Conad, no domingo, 16, atualizou o plano de lutas gerais do Sindicato Nacional. O aumento dos episódios de violências em instituições, a ofensiva de ataques da extrema-direita contra a liberdade de ensinar e aprender e as tentativas de criminalizar o trabalho de professores e professoras no país foram considerados no novo plano de lutas, que aprovou: a retomada da Frente Escola Sem Mordaça; a busca por rearticular a Conedepe para iniciar a construção do IV Encontro Nacional de Educação (IV-ENE); e realizar uma campanha de valorização do(a) trabalhador(a) da educação.

Como parte do plano geral, também foi aprovada a intensificação da luta pelo reenquadramento de docentes aposentados e aposentadas, com paridade e integralidade remuneratória entre servidores em exercício e aposentados.

Entre os temas debatidos pelo Setor das Federais estão o fim da lista tríplice, a luta contra a austeridade imposta pela novo arcabouço fiscal e o fortalecimento da Campanha Salarial de 2024. Já para o Setor das Instituições Estaduais e Municipais de Ensino Superior (Iees/Imes), foram encaminhadas ações por mais orçamento, condições de trabalho e concursos públicos.

Clique aqui e saiba mais sobre as lutas.

Aprovação de Resoluções Remetidas pelo 41º Congresso
Também no domingo, 16, as/os docentes prosseguiram com as deliberações sobre os itens remetidos pelo 41º Congresso ao 66º Conad.

Uma importante resolução sobre as políticas de classe, etnia, gênero e diversidade sexual foi validada na plenária. O ANDES-SN se mobilizará para garantir os direitos dos povos indígenas ao ensino superior, por meio de ações para implementação e consolidação das licenciaturas interculturais indígenas (LII), propostos pela delegação da Adufes no 41o Congresso do ANDES. No âmbito do GTHMD, o Sindicato Nacional também promoverá uma campanha nacional pela revogação dos decretos e portarias do governo Bolsonaro (PL) que criam obstáculos à investigação sobre os crimes cometidos em seu governo e enfraquecem as comissões Nacional da Verdade e Reparação, de Anistia, e Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos.

No que tange às políticas agrária, urbana e ambiental, as delegadas e os delegados aprovaram o Dia Nacional de Defesa da Amazônia, da luta socioambiental e pela terra nas instituições públicas de ensino, no dia 22 de dezembro; o apoio à luta auto-organizada de comunidades extrativistas; e a continuação do apoio ativo e financeiro ao Acampamento Terra Livre em 2023, entre outros.

Clique aqui e saiba mais.

Carta Campina Grande 

O Andes-SN também divulgou a Carta Campina Grande, documento que sintetiza os debates e as resoluções do 66º Conad. Clique aqui e confira.

Com informações do Andes-SN.

 

Adufes