Fundada nova Seção Sindical do Andes-SN no ES para representar docentes da Fames

Assembleia de criação foi realizada na sede da Adufes e Sindicato dos Docentes da Faculdade de Música do Espírito Santo “Maurício de Oliveira” (SindFames) já tem diretoria provisória eleita

A sede da Adufes, no campus de Goiabeiras, foi cedida no dia 29 de junho para a realização da assembleia de criação de uma nova seção do Andes-SN no Espírito Santo, sindicato nacional do qual a Adufes também faz parte. Trata-se do Sindicato dos Docentes da Faculdade de Música do Espírito Santo “Maurício de Oliveira” (SindFames), que representa as/os docentes da Fames, instituição que é pública e estadual.

As/Os representes do Andes-SN e da Regional Leste do Sindicato Nacional – Mário Mariano Ruiz Cardoso (1º vice-presidente Regional Leste); Ricardo Roberto Behr (1º Tesoureiro Regional Leste); e Clarissa Rodrigues (2ª Tesoureira Regional Leste) – compuseram a mesa, junto com a presidenta da Adufes, Junia Zaidan, e o agora presidente do SindFames, Edimilson Rodrigues de Souza.

Durante a assembleia, que contou com a presença de docentes da Fames e da Ufes, todo o documento de criação do novo sindicato foi lido e os presentes puderam fazer destaques para propor modificações e colocá-las em votação. Após os debates e mudanças, o documento foi aprovado por unanimidade das/os docentes da Fames, oficializando a criação da entidade. Na sequência, a diretoria provisória do SindFames foi eleita com a seguinte configuração:

Presidente: Edimilson Rodrigues de Souza

Vice-presidente: Fernando de Oliveira Magre

Secretário-geral: Bruno Yukio Meireles Ishisaki

Secretário-adjunto: Renato de Barros Pinto

Tesoureiro: Maurício José da Silva Figueiredo

Tesoureiro-adjunto: Murilo Ferreira Velho de Arruda

Edimilson Rodrigues de Souza, professor titular da Fames, eleito presidente do SindFames, enfatizou a centralidade da defesa da educação pública entre as motivações para a criação da nova seção sindical do Andes-SN. “A criação do Sindicato dos Docentes da Faculdade de Música do Espírito Santo “Maurício de Oliveira” (SindFames), Seção Sindical do Andes-SN, representa para nós, docentes da Fames, um manifesto em defesa da educação superior pública, de qualidade e socialmente referenciada, bem como a reafirmação da Fames como uma instituição pública estadual de Ensino Superior e Pesquisa no Espírito Santo”.

Marco

O professor Adjunto da Fames e da base do SindFames Willian Lizardo lembrou que a criação da entidade como uma seção sindical do Andes-SN é um marco para as/os docentes da Instituição na luta pelos direitos da categoria. “Durante os últimos anos essa instituição sofreu vários ataques do Estado, perdendo paulatinamente as/os docentes estatutários, principalmente por falta de salários dignos e do plano de carreira. O SindFames nasce abraçado pelo Andes-SN com o interesse comum na valorização da carreira docente superior. Estamos fortalecidos sendo mais um braço do Andes-SN no Espírito Santo e iniciamos nossa jornada sindical com a certeza de que, ao lutarmos por condições dignas de trabalho e remuneração, lutamos também por um ensino superior de qualidade”.

A presidenta da Adufes, Junia Zaidan, se colocou à disposição das/os colegas da Fames e ofereceu a estrutura do Sindicato para contribuir na construção do SindFames, como a assessoria jurídica, por exemplo. Além disso, Junia enfatizou o fortalecimento da luta da categoria no Espírito Santo observando que há uma série de lutas conjuntas a serem feitas e que as/os docentes da Fames terão apoio das/os colegas da Ufes para avançar na luta por salário, carreira, condições de trabalho e por educação de qualidade.

Alegria

O diretor do Andes Nacional Mário Mariano Ruiz Cardoso ressaltou a alegria de participar da criação de uma nova seção sindical e ampliar a luta não apenas pelos direitos da categoria, por melhores salários, entre outros, mas também por inúmeras pautas em defesa das/os trabalhadoras/es, pela educação pública de qualidade, e contra as opressões. Além disso, também lembrou que a luta na Fames passa pela reafirmação da Faculdade como instituição pública, laica, socialmente referenciada e de qualidade, contribuindo para o seu avanço por meio da defesa de suas/seus docentes e de políticas de acesso e permanência para todas/os que queiram ingressar como estudantes.

Ricardo Behr, também diretor do Andes-SN, lembrou que a luta das/os trabalhadoras/es da educação no Espírito Santo se fortalece com a fundação da nova seção sindical do Andes-SN na Fames. “O SindFames e a Adufes estarão juntos integrando a Regional Leste do Andes-SN, lutando pela melhoria do Ensino e vigilantes no cumprimento das políticas de manutenção e desenvolvimento das universidades públicas brasileiras. É um importante avanço nas pautas coletivas de valorização da carreira das/os docentes da Fames, com perspectivas de isonomia da base salarial com as outras carreiras de pesquisadores estaduais e de docentes de outras universidades estaduais do Brasil, além de retribuição por titulação”, frisou.

Adufes