Adufes soma forças à Jornada de Lutas em Brasília pela Campanha Salarial 2024

Ocorre esta semana, em Brasília, a Jornada de Lutas com mobilizações pela inclusão das servidoras e servidores no orçamento de 2024, na luta pela reposição salarial.

Nesta quinta-feira, 5, o Andes-SN e o SINASEFE fizeram a entrega simbólica do protocolo solicitando audiência com o ministro da Educação, Camilo Santana. Já foram protocolados pedidos de audiência em janeiro e agosto, e, até então, as entidades seguem sem respostas. Também foram realizadas panfletagens no Aeroporto de Brasília nesta tarde.

A Adufes, representada pela professora Monica Vermes, participa das atividades na capital federal, que seguem até este sábado, 7, com plenária presencial das/os servidoras/es. A docente destaca que as negociações sobre recomposição salarial com o governo não avançam, pois o Executivo argumenta que não há recursos.

“No entanto, há uma pauta de reivindicações que não se reflete em aumento de despesas e que diz respeito a questões também vitais para os professores: o fim do ponto eletrônico, as progressões e a revogação das medidas instituídas principalmente durante os governos Temer e Bolsonaro que prejudicam a categoria. Mesmo nesses itens não há garantias, há uma promessa de se discutir a questão até a próxima reunião, que não tem data para ocorrer”, frisa Monica, que é docente do Centro de Artes (CAr).

Na terça-feira, 3, foi realizado um movimento nacional e unificado pela Soberania Nacional e em defesa das Estatais e dos Serviços Públicos. Foram realizadas também na Ufes, no campus de Goiabeiras, em Vitória.

Clique aqui e confira registros da atividade.

Adufes