Debate na Adufes aborda a inter-relação entre a luta feminista e da classe trabalhadora

Há urgência quanto ao avanço da luta feminista com o objetivo de combater as opressões do capital relacionadas ao machismo e à misoginia, assim como ao racismo e à LGBTQIAPN+fobia, uma vez que elas incidem sobre a vida das mulheres

A Adufes realizou nesta quarta-feira, 18, em sua sede, o debate “Feminismo e luta de classes: indissociabilidade e desafios”. O encontro contou com a participação de Livia Moraes, professora do Centro de Ciências Humanas e Naturais (CCHN); Arelys Esquenazi Borrego, docente do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE); e de Edna Calabrez, do Fórum de Mulheres do Espírito Santo (Fomes).

O debate foi uma realização dos Grupos de Trabalho de Política de Formação Sindical (GTPFS) e de Política de Classe para as Questões Étnico-Raciais, de Gênero e Diversidade Sexual (GTPCGEDS), em articulação com a diretoria da Adufes.

As convidadas compuseram a mesa e puderam debater com o público numeroso que esteve presente questões como o uso que o capitalismo faz de opressões como o machismo, dentre outras, para subjugar a classe trabalhadora. Além disso, a inter-relação entre a luta feminista e a luta das/os trabalhadoras/es também foi abordada numa perspectiva de que elas precisam andar juntas.

A partir dessa leitura, temas como mercado de trabalho, múltiplas jornadas, assédio, maternidade, direito ao aborto, entre outros, foram tocados, levando a uma reflexão sobre a urgência de que haja avanço na luta feminista com o objetivo de combater as opressões relacionadas ao machismo e à misoginia, assim como ao racismo e à LGBTQIAPN+fobia, uma vez que elas incidem sobre a vida das mulheres.

Livro

No mesmo evento, foi realizado o lançamento do livro “A Revolução Será Feminista! Aporte para lutas estratégicas da classe trabalhadora contra o capital”, escrito por Lívia de Cássia Godoi Moraes, Mariana Shinohara Roncato e Arelys Esquenazi Borrego. Os livros puderam ser autografados pelas autoras enquanto o público presente participava de um momento de integração podendo se servir de um lanche.

Fotos: Anderson Cacilhas

Adufes