Assembleia Geral elege delegação para o 42º Congresso do Andes-SN

Reunião ocorreu na sede do sindicato, em Vitória, no dia 7, e definiu pelo envio de 15 docentes

A Assembleia Geral da Adufes, reunida na sede do sindicato, em Goiabeiras, Vitória, no dia 7 de dezembro, elegeu a delegação da entidade para o 42º Congresso do Andes-SN, que será realizado em Fortaleza (CE), entre os dias 26 de fevereiro e 1º de março de 2024.

A Assembleia Geral definiu, após discussões, pelo envio de 15 docentes, sendo 10 delegadas/os e 5 observadoras/es. A base também aprovou, durante a votação, a reserva de duas vagas de delegadas/os para docentes autodeclaradas/os negras/os. As candidaturas também tiveram o critério de inscrição de todas as pessoas para delegadas e, ao chegar ao número de vagas estabelecido pelo Andes-SN, as inscrições seguintes seriam automaticamente para observador/a.

Uma das vagas de delegadas/os é da direção, tendo sido inscrita a presidenta do sindicato, a professora Ana Carolina Galvão. A professora Jacyara Paiva (CE) e o professor Iguatemi Rangel (CE) foram eleita e eleito pela categoria como delegadas/os nas duas vagas reservadas para docentes autodeclaradas/os negras/os. As/Os demais delegadas/os são:
Rafael Bellan (CAr)
Lívia Moraes (CCHN)
Priscila Chaves (CE)
Fernanda Binatti (Colégio de Aplicação Criarte/CE)
Juliana Melim (CCJE)
Marcelo Barreira (CCHN)
Monica Vermes (CAr)

E as observadoras e observador, que também são suplentes das/os delegadas/os:
Ricardo Roberto Behr (CCJE)
Andrea Dalton (CCJE)
Ines de Oliveira Ramos (CE)
Bernardete Mian (CE)
Fabiana Cherobin (CE)

“O Congresso do Andes-SN é a instância máxima do nosso sindicato. A participação das delegações da Adufes é sempre marcante. O Congresso é um espaço muito importante para formação política. Vale lembrar também que o Congresso do Andes é um momento de culminância de propostas que vêm de toda a base do Andes-SN, que são recolhidas por meio de chamadas, para contribuição ao Caderno de Textos, contribuição de propostas de Resolução”, destacou, a ex-presidenta da Adufes a professora Junia Zaidan, sobre a importância do envio da delegação.

Junia presidiu a Assembleia, acompanhada das professoras Aline Bregonci e Jacyara Paiva. A docente lembrou que o Congresso é especialmente importante para a Adufes pois as propostas de mudança no Regimento do sindicato, aprovadas em setembro, e que permite a realização de assembleias presenciais simultâneas com transmissão ao vivo em Vitória, Alegre e São Mateus, serão apreciadas pelo Congresso.

A medida é resultado do acúmulo de debates desde gestões anteriores entre diretorias locais e nacionais, Conselho de Representantes, Assessorias Jurídicas Nacional e Local e membros de Grupos de Trabalho. Clique aqui e saiba mais.

Campanha Salarial
Durante a Assembleia Geral, além da eleição das/os delegadas/os, chegou a ser incluído e aprovado o ponto de pauta “Posição da base da Adufes a respeito da campanha salarial 2024”. Contudo, devido ao cronograma do sindicato, não foi apreciado. Isso porque na sequência foi realizada a Assembleia Geral de Posse da Direção e do Conselho de Representantes da entidade para o biênio 2023-2025.