A Diretoria da Associação dos Docentes da Ufes (Adufes S. Sind.), Gestão “Adufes Atenta e Forte” (biênio 2023-2025), se solidariza e apoia a professora do Centro de Educação da Ufes, Jacyara Paiva, dirigente do ANDES-SN e ex-vice-presidenta da Adufes. A docente está sofrendo um duro golpe por parte da Ufes, que pediu a exoneração da professora no dia 28 de dezembro de 2023.
A decisão da Universidade se baseia em um processo antiquíssimo, com decisão transitada em julgado em 2021, e contraria uma manifestação da própria Ufes, tanto de seu Departamento quanto da Reitoria que, por meio do Memorando 182/2018/GR/UFES, registrou o interesse em manter a docente em seu quadro funcional. “Não há óbice quanto à permanência da professora em questão e, sendo assim, a UFES tem interesse em encerrar o litígio judicial, tornando efetivo o ingresso da referida professora nos quadros funcionais de nossa Instituição”, registra um trecho do documento.
A mudança repentina de posicionamento ganha contornos de perseguição política à Jacyara Paiva. É importante lembrar que a docente foi vice-presidenta da Adufes até dezembro de 2023 e atualmente é dirigente do ANDES-SN (biênio 2023-2025), sendo, ainda, liderança da luta antirracista na Ufes que pressiona pelo cumprimento das cotas para concursos de professores na Instituição.
As direções da Adufes e do ANDES-SN acompanham o caso, juntamente com suas assessorias jurídicas, para a abertura de diálogo com a Reitoria da Ufes, visando a permanência da professora na Universidade. Por isso, estaremos mobilizadas/os nesta segunda-feira, 15/01, a partir das 9h30, na sede da Adufes, para expressar nosso apoio à professora Jacyara durante a agenda com a Administração Central na ocasião.
Refirmamos nossa irrestrita solidariedade e apoio à professora Jacyara Paiva, quadro histórico da Ufes cuja trajetória, luta e militância ganharam relevância nacional no movimento sindical, e, em especial, na luta antirracista dentro e fora das universidades brasileiras.
Jacy fica! O povo negro fica!
Adufes