Adufes na luta no 8M!

 

A Adufes marcou presença no ato do 8M – Dia Internacional de Luta das Mulheres, realizado na manhã desta sexta-feira, 8, no Centro de Vitória. A atividade teve como tema “Pelo direito de existir e decidir com dignidade e sem violências”, com concentração na Casa Porto e saiu em caminhada até o Palácio Anchieta.

Durante a passeata, diversas mulheres representando sindicatos, mandatos parlamentares, indígenas e organizações da sociedade civil se manifestaram no carro de som que seguia à frente do ato. Elas denunciaram o machismo, o racismo, o assédio, a misoginia, o fascismo, e a violência que atingem as mulheres, nos espaços públicos, privados, nos momentos de lazer e nos locais de trabalho.

Duas dessas mulheres a subirem no carro de som para realizar manifestações foram a presidenta da Adufes, Ana Carolina Galvão, e a professora da Ufes e 2ª Secretária da Regional Leste do Andes-SN, Jacyara Paiva. Nos últimos meses, Jacyara esteve ameaçada de exoneração do quadro da universidade, situação que gerou uma grande mobilização com a campanha “Jacy fica! O povo negro fica!”. Mas a luta triunfou e Jacyara permanecerá no quadro docente da Ufes.

Em sua fala, Ana enfatizou a importância do ato do 8M e destacou a luta que conquistou a permanência da professora na universidade. “Jacy fica se tornou, Jacy ficou! E Jacy está aqui com a gente para falar agora”, comemorou Ana, antes de passar a palavra para Jacyara.

“Hoje é dia de celebrar, uma vitória que não é só minha, é de todas as mulheres. Mulheres que não apenas pegaram em minhas mãos, mas me carregaram no colo durante este processo. Nós, mulheres negras, somos sempre alvo da violência estrutural e institucional. Parafraseando Sueli Carneiro, nós estamos fadados a resistir, condenados a resistir, temos o compromisso de resistir e seguiremos resistindo”, afirmou Jacyara.

O ato do 8M foi uma das atividades organizadas pelo @8m_espiritosanto composto por diversas entidades, entre elas a Adufes, que também garantiu a participação das trabalhadoras do sindicato na atividade do 8 de março, em Vitória. Para saber mais, acesse o manifesto assinado por mais de 70 entidades. Clique aqui e confira!

Fotos: Adufes e Sérgio Cardoso.

#8M em Alegre

#8M também aconteceu no município de Alegre e a Adufes participou da organização da atividade. A base do sindicato também participou e somou forças ao ato. Confira as fotos abaixo:

#8M em São Mateus

Em São Mateus, o ato pelo Dia Internacional de Luta das Mulheres aconteceu no sábado, 9 de março. A Adufes também contribuiu com a organização da atividade; a concentração para a passeata começou às 7h30, na Igreja Velha (Centro de São Mateus) e seguiu rumo à Praça Mesquista Neto. Veja fotos:

Fotos: Germano Portela.

Adufes