Após a imensa mobilização nacional e internacional em defesa da professora concursada da Ufes Jacyara Paiva, que estava sob ameaça de exoneração, a Advocacia Geral da União (AGU) emitiu parecer que manteve a docente na universidade
A Adufes realizou na última quinta-feira, 21, o Ato Cultural “#JacyFicou! O povo negro fica”. O evento aconteceu na sede do Sindicato e contou com a participação de Tunico da Vila e Elaine Augusta. A data é a mesma em que é lembrado o Dia Internacional da Luta pela Eliminação da Discriminação Racial.
Após a imensa mobilização que ganhou o Brasil, e também repercussão internacional, em defesa da professora concursada da Ufes Jacyara Paiva, que estava sob ameaça de exoneração, a Advocacia Geral da União (AGU) emitiu parecer referendando os argumentos jurídicos da defesa da docente, do Andes e da Adufes, fazendo valer a autonomia universitária e a decisão da Ufes de 2018, quando a instituição decidiu abrir mão do litígio judicial e manter a professora em seu quadro docente.
A Ufes oficializou a decisão publicando no dia 6 de março a Portaria de Pessoal nº 275. Nela, a Universidade retira “o caráter “sub judice” da nomeação da docente Jacyara da Silva Paiva, consolidando-se a nomeação procedida por meio da Portaria nº 2.225, de 6 de novembro de 2017, publicada no DOU de 7 de novembro de 2017”.
A presidenta da Adufes, Ana Carolina Galvão, ressalta que essa é uma grande vitória que expressa o resultado da intensa mobilização que foi realizada e que não há benevolência ou favor algum, mas justiça em finalmente concretizar aquilo que as assessorias jurídicas de Jacyara sempre defenderam.
“Tentaram dizer com esse processo: olha lá, vai se meter com o Sindicato pra ver o que acontece. E o que aconteceu foi que a Jacy ficou e a nossa entidade saiu ainda mais fortalecida desse processo. Obrigada à Jacy pela generosidade. Obrigado ao Andes-SN, na pessoa do presidente Gustavo Seferian, pela disponibilidade permanente para tratar do caso. É esse compromisso que esperamos das entidades e o Andes-SN não se furtou a fazer esse papel. Obrigado a vocês que estão aqui para dançar, cantar e comemorar porque a Jacy ficou!”, disse Ana Carolina durante o evento.
Não tombou
O presidente do Andes-SN, Gustavo Seferian, esteve presente no ato cultural, e também falou aos participantes. Emocionado, ele comemorou a permanência de Jacyara Paiva na Ufes. “A gente não quer ver a cabeça de ninguém rolando. Não queremos que ninguém tombe. Queremos ter pessoas íntegras nos processos de luta e na afirmação dos nossos processos sociais. A Jacy ficou, não tombou, está mais forte e nós nos fortalecemos por tua conta, Jacy. Você faz sentido para o que é a nossa construção enquanto militantes sindicais e o Andes-SN não fez nada mais do que sua obrigação institucional e política enquanto entidade. Que possamos seguir nessas boas lutas. Você como dirigente da nossa categoria e representante da Adufes na direção nacional do Andes-SN, tão merecido lugar e reconhecido politicamente”, ressaltou.
Em seguida, a professora Jacyara Paiva falou às/aos presentes, abordando o processo que a colocou sob ameaça de exoneração e o desfecho do caso. “O povo negro ficou. E não foi uma luta só do povo negro, mas uma luta de todas/os. Isso é muito importante. Gratidão e gratidão e gratidão. Não tenho outras palavras. E que bom que essa comemoração está acontecendo no Dia Internacional da Luta pela Eliminação da Discriminação Racial. Estar aqui comemorando também é estar lutando e sinalizando que nenhum de nós vai aceitar racismo ou qualquer outro tipo de discriminação nessa universidade. Vai continuar tendo luta sim. Muito obrigada!”
Mobilização
Um dos mais recentes grandes atos da campanha #JacyFica, organizado pela Adufes e pelo Andes-SN, aconteceu no 42º Congresso do Andes-SN, que terminou no dia 1 de março, na Universidade Federal do Ceará (UFC), em Fortaleza. As/os participantes aprovaram uma moção de apoio à Jacyara Paiva, proposta por integrantes da delegação da Adufes. Durante o evento, o abaixo-assinado em defesa da docente alcançou mais de 7 mil assinaturas.
Além disso, o Coletivo de Negros e Negras do Andes-SN também realizou dois atos durante o Congresso em defesa da permanência de Jacyara no quadro de docentes da Ufes e das pessoas negras nas universidades, denunciando o racismo institucional. O mesmo grupo também apresentou uma segunda moção específica em apoio à professora. Uma terceira moção foi apresentada pelo mesmo coletivo, incluindo Jacyara Paiva e outras/os docentes de outras universidades por terem experimentado situações discriminatórias, associadas direta ou indiretamente à condição de serem pessoas negras.
Jacy ficou! A nossa luta triunfou!
O povo negro fica!
Clique e confira as moções aprovadas no 42º Congresso do Andes-SN.
Fotos do Ato Cultural #JacyFicou #OPovoNegroFica:
Assista ao vídeo do ato #JacyFicou!
Adufes