JACY FICOU! A NOSSA LUTA TRIUNFOU!

A Ufes publicou nesta quarta-feira, 6 de março, a Portaria de Pessoal nº 275. Nela, a Universidade retira “o caráter “sub judice” da nomeação da docente JACYARA SILVA DE PAIVA, consolidando-se a nomeação procedida por meio da Portaria nº 2.225, de 6 de novembro de 2017, publicada no DOU de 7 de novembro de 2017.

A presidenta da Adufes, Ana Carolina Galvão, ressalta que essa é uma grande vitória que expressa o resultado da intensa mobilização que foi realizada. “Houve repercussão nacional e internacional. Não há benevolência ou favor algum, apenas justiça em finalmente concretizar aquilo que as assessorias jurídicas de Jacyara sempre defenderam. Essa conquista fortalece o sindicalismo, as lutas coletivas e o enfrentamento ao racismo”.

A Advocacia Geral da União (AGU) emitiu parecer referendando os argumentos jurídicos da defesa da docente, do Andes e da Adufes, fazendo valer a autonomia universitária e a decisão da Ufes de 2018, quando a instituição decidiu abrir mão do litígio judicial e manter a professora em seu quadro docente.

O mais recente grande ato da campanha #JacyFica aconteceu no 42º Congresso do Andes-SN, que terminou na noite do dia 1 de março, na Universidade Federal do Ceará (UFC), em Fortaleza. As/os participantes aprovaram uma moção de apoio à Jacyara Paiva, proposta por integrantes da delegação da Adufes.

Além disso, o Coletivo de Negros e Negras do Andes-SN realizou dois atos dentro do auditório em defesa da permanência de Jacyara no quadro de docentes da Ufes e das pessoas negras nas universidades, denunciando o racismo institucional. O mesmo grupo também apresentou uma segunda moção em apoio à professora.

Essas ações se somaram à campanha #JacyFica, liderada pela Adufes e pelo Andes-SN. Jacy, como é carinhosamente conhecida, foi vice-presidenta da Adufes até dezembro de 2023, é dirigente sindical do Andes-SN, e integra a luta antirracista dentro da Universidade, com atuação indispensável no debate sobre o cumprimento da Lei de Cotas em concursos públicos para docentes na Ufes, legislação que a Universidade descumpre desde 2014.

Adufes