Nota de repúdio ao ato homofóbico ocorrido no dia 1º de março de 2024 na Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná

 

O ANDES-SN repudia o ato lgbtfóbico praticado pelo docente Egon Bockmann Moreira, no dia 1º de março de 2024, na Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná. Homofobia é crime no Brasil!

Na ocasião, o docente Egon Bockmann, em vídeo gravado e amplamente publicizado, afirma que seus colegas docentes da UFPR estariam “queimando a rosca” e por isso ainda não teriam chegado ao auditório, em evento realizado naquela instituição.

Importante destacar que o Brasil é o país que mais mata pessoas LGBT+ no mundo. Dados do Dossiê de Mortes e Violências contra LGBTI+ no Brasil apontam que durante o ano de 2022 ocorreram 273 mortes de forma violenta: um assassinato a cada 32 horas. Esses dados ainda são subnotificados: seja pela ausência de dados oficiais, seja pela realidade de profunda exploração, traduzida em subempregos e trabalhos precarizados para as pessoas LGBTI+, que coloca as pessoas em situação de extrema vulnerabilidade por não se enquadrarem em um padrão ancorado na cisheteronormatividade.

O ANDES-SN exige apuração do ocorrido e imediato afastamento do docente! Não há espaço para falas lgbtfóbicas nas Universidades, IFs e CEFETs!

Ao expressar solidariedade aos colegas vítimas da violência discriminatória, saudamos toda a comunidade docente LGBTI+ no país, que merece respeito e reparação.

Brasília (DF), 7 de março de 2024. 

A Adufes reitera o posicionamento do Andes-SN e também manifesta seu repúdio ao ocorrido. Sigamos atentas/os, fortes e atuantes na luta pelo fim da LGBTI+fobia, em busca de uma sociedade mais igualitária e livre de preconceitos.

Andes-SN