Adufes compra 600 marmitas para garantir alimentação estudantil suspensa pela Ufes

A Adufes adquiriu 600 marmitas que serão distribuídas para estudantes nos campi de Goiabeiras e Maruípe, em Vitória. A quantidade é suficiente para atender à quantidade de alunas/os que recebem assistência estudantil no campus de Maruípe. A ação foi necessária após a Administração Central da Ufes decidir suspender o almoço no Restaurante Universitário nesta segunda-feira, 15 de abril. O motivo alegado foi a impossibilidade de entrada das/dos trabalhadoras/es e gêneros alimentícios para o preparo das refeições.

Entretanto, há um protocolo deliberado pelo Comando de Greve que estabelece o acesso dessas/desses trabalhadoras/es e dos insumos pelo portão norte do campus de Goiabeiras. As/Os estudantes também teriam seu acesso liberado pelo mesmo portão nos horários do almoço e jantar. A Diretoria de Segurança e Logística da Ufes foi informada sobre esse protocolo e o Comando de Greve não foi procurado em nenhum momento no portão norte do campus de Goiabeiras, tendo sido acionado às 8h12 por meio de WhatsApp com a decisão já tomada de suspender o almoço, sem nenhuma negociação. Às 6h30 a Segurança da Ufes também foi avisada de que as/os trabalhadoras/es poderiam entrar.

A categoria docente federal da Ufes não aceitará que a Administração Central da Universidade criminalize o seu movimento legítimo, deflagrado após decisão de ampla maioria das/dos professoras/es em assembleia geral realizada no dia 9 de abril. O Comando de Greve repudia a tentativa de insuflar as/os estudantes contra suas/seus professoras/es, prejudicando o segmento discente por meio de manobras administrativas que criminalizam o movimento grevista.

Adufes