Assembleia Geral na próxima 5ª feira, 2 de maio, vai apreciar contraproposta da categoria que será apresentada ao Governo Federal

ATENÇÃO! Docentes associadas/os residentes no interior precisam solicitar a vinda para Vitória até às 17 horas de segunda-feira, 29 de abril, para que o Sindicato custeie as despesas. O prazo é necessário para que o Sindicato possa otimizar o transporte compartilhado dos campi do interior até Vitória e também em virtude do feriado de 1º de maio. Para isso, é necessário entrar em contato pelo e-mail secretaria@adufes.org.br

A Adufes convoca a categoria para uma assembleia geral na próxima quinta-feira, 2 de maio, às 15 horas, na sede do Sindicato, no campus de Goiabeiras, em Vitória. Na pauta está a apreciação da contraproposta elaborada pelo Comando Nacional de Greve (CNG) e outras demandas encaminhadas pelo CNG.

O documento é uma resposta ao Governo Federal que após menos de uma semana de greve cedeu à pressão do movimento e apresentou uma nova proposta durante a Mesa de Carreira no dia 19 de abril. Essa proposição foi encaminhada para avaliação das bases em todo o Brasil, incluindo a Adufes, onde foi rejeitada por ampla maioria em assembleia geral no dia 25 de abril.

Após reunir o posicionamento das seções em todo o Brasil, a maioria rejeitando a nova proposta do Governo, o CNG reformulou as reivindicações para negociar. Entre as mudanças está a aceitação do índice de 9% de recomposição para 2025 (proposta do Governo), mas mantendo a defesa do índice total de 22,71% como horizonte de recomposição, com algum percentual para 2024 e abrindo margem para recombinar os índices entre os anos de 2024, 2025 e 2026, sem definir o índice de cada ano, como era reivindicado anteriormente.

Além disso, a recomposição dos orçamentos das universidades e institutos federais ganhou ainda mais ênfase nas pautas com o objetivo de garantir investimentos em estrutura, permanência estudantil, bolsas de pesquisa e extensão e outras condições indispensáveis à qualidade do trabalho.

Ana Carolina Galvão, presidenta da Adufes, reforça a importância da participação de toda categoria na Assembleia, para avaliar a contraproposta construída pelo Comando Nacional de Greve (CNG). “Estivemos em Brasília para compor o CNG e participamos da construção do documento que será avaliado pelas assembleias. Entendemos que é fundamental pressionar o governo para a realização de uma nova mesa de negociação para debater nossa pauta de reivindicações, com respaldo das bases”. Ana explica, ainda, que o segundo ponto foi incluído para que possam ser atualizadas possíveis demandas oriundas do CNG até o dia da Assembleia.

Confira abaixo como ficou a contraproposta do Comando Nacional de Greve (CNG):

Orçamento

• Promover luta unitária com outros setores de trabalhadore(a)s e estudantes pela recomposição de investimentos às Universidades, Institutos e CEFETs, tomando por parâmetro os investimentos de verbas de uso discricionário de 2016, com as devidas correções inflacionárias, garantindo investimentos em estrutura, permanência estudantil, bolsas de pesquisa e extensão e outras condições indispensáveis à qualidade do trabalho;

Carreira

• Tomada a compreensão de que a majoração dos steps, pura e tão somente, gera mais distorções do que soluções à carreira, haja vista que incide em desenho de carreira distorcida e que merece reorganização estrutural; e avaliando que a questão de carreira comporta reflexões e acúmulos de maior fôlego, projetando uma agenda de debates mais extensa sobre a matéria;
  • Encaminhamento: Insistir em uma resposta quanto a reorganização da carreira a partir dos 7 pontos costurados com o SINASEFE e estabelecer uma agenda mais alongada sobre o tema;
  • Proporcionar uso dos impactos orçamentários pela majoração em 0,5% dos steps na recomposição remuneratória da base da carreira, minorando distorções entre o piso e base da mesma.

Recomposição

• Manter a defesa do índice de 22,71% como horizonte de recomposição;
  • Reafirmação da necessidade de apresentação de um índice de recomposição em 2024;
  • Acatar o índice apresentado para 2025 (9% em janeiro);
  • Abrir margem de recombinação dos índices, garantindo em 2024, 2025 e 2026 o índice total de 22,71% de recomposição.

Aposentadoria

• Apenas acatar propostas que contemplem a integralidade do(a)s servidore(a)s, sobretudo aposentado(a)s, já negligenciado(a)s na majoração dos auxílios.

Revogaço

• Revogação integral e pagamento de perdas retroativas de afetado(a)s pela IN 66/2022;
  • Revogação integral da Portaria nº 983/2020, do MEC;
  • Exigir resposta a toda agenda de revogaços na MNNP.

Clique aqui e confira o documento do CNG.

Docentes do interior precisam solicitar vinda a Vitória até 29 de abril

A Adufes garantirá a vinda de docentes associadas/os residentes no interior do Estado, com despesas custeadas pelo sindicato, para que participem da assembleia. Para isso, é necessário entrar em contato pelo e-mail secretaria@adufes.org.br até às 17 horas do dia 29/04. O prazo é necessário para que o Sindicato possa otimizar o transporte compartilhado dos campi do interior até Vitória e também em virtude do feriado de 1º de maio.

Crianças

As/Os professoras/es também podem solicitar que seja disponibilizada a recreação infantil durante a reunião, para crianças de até 10 anos. É necessário confirmar a presença da criança pelo e-mail secretaria@adufes.org.br até às 17 horas do dia 30/04.

É preciso, ainda, enviar os dados da criança: nome; idade; responsável (nome e telefone); alergias e medicações de uso contínuo; restrições alimentares. Em caso de desistência, a Adufes solicita que seja feita a comunicação imediatamente à Secretaria do sindicato.

Participe da Assembleia da Adufes! Mobilize-se!