Diretoria da Adufes vai ao Ceunes e dialoga com docentes sobre a construção da greve

A diretoria da Adufes esteve durante toda a quinta-feira, 4, no Ceunes, em São Mateus, dialogando com docentes e a comunidade universitária sobre a mobilização do serviço público federal, prestando informações sobre as pautas e a assembleia geral que será realizada na próxima terça-feira, às 17 horas, na sede do Sindicato, em Goiabeiras. Na ocasião, docentes definirão sobre a deflagração da greve.

Além de promover a visita às salas de aula, com distribuição de materiais e diálogo com a comunidade universitária local, a Adufes também disponibilizou uma tenda onde as/os docentes puderam obter mais informações sobre as atividades e serviços do Sindicato. As carteirinhas da Unimed, por exemplo, estavam disponíveis para retirada no local.

A Assessoria Jurídica da Adufes também esteve em São Mateus e a procura foi intensa para retirada de dúvidas e orientações sobre situações relatadas durante a visita ao Ceunes.

Foram realizadas, ainda, três reuniões entre a diretoria da Adufes e grupos de professoras/es que solicitaram atendimento. Docentes do Departamento de Educação e Ciências Humanas (Dech) expuseram demandas sobre o entrangulamento de carga horária e a falta de uma grande quantidade de professoras/es para o atendimento às necessidades dos cursos oferecidos. A Adufes já encaminhou a demanda à Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) da Ufes nesta sexta-feira,5.

Houve, também, um intenso movimento de estudantes que passaram pela tenda com dúvidas sobre a greve que está sendo construída, as discussões que estão sendo feitas e o cenário nacional. “Fomos muito bem recebidas, o que demonstra a importância de construir a subsede do Sindicato em São Mateus, assim como a necessidade de que a diretoria realize regularmente visitas ao Ceunes. Queremos ouvir as/os docentes. Elas/Eles não estão sozinhos”, disse a presidenta da Adufes, Ana Carolina Galvão.

Assembleia

A Adufes convocou a categoria para uma Assembleia Geral que acontecerá no dia 9 de abril, terça-feira, às 17 horas, na sede da Adufes, em Goiabeiras (Vitória). Ela terá como pontos de pauta: informes e deflagração de greve.

Jennifer Susan Webb, 1ª tesoureira do Andes-SN, estará presente e a Assembleia Geral integra a agenda de mobilização do Andes-SN.

Além das pautas nacionais, a Adufes está construindo uma pauta local. Por isso, solicita que as/os docentes enviem sugestões para o e-mail secretaria@adufes.org.br até o dia 8 de abril.

A Adufes disponibilizará a vinda de docentes associadas/os residentes no interior do Estado, com despesas custeadas pelo sindicato, para que participem da assembleia. Para isso, é necessário entrar em contato pelo e-mail secretaria@adufes.org.br até às 17 horas do dia 08/04.

As/Os professoras/es também podem solicitar que seja disponibilizada a recreação infantil durante a reunião, para crianças de até 10 anos. É necessário confirmar a presença da criança pelo e-mail secretaria@adufes.org.br até às 17 horas do dia 08/04.

É preciso, ainda, enviar os dados da criança: nome; idade; responsável (nome e telefone); alergias e medicações de uso contínuo; restrições alimentares. Em caso de desistência, a Adufes solicita que seja feita a comunicação imediatamente à Secretaria do sindicato.

Participe da Assembleia da Adufes! Mobilize-se!

Adufes