Adufes atende à solicitação da Defensoria Pública da União e participa de reunião na Reitoria

Sindicato ressalta a importância da reunião e, por isso mesmo, destacou suas presidenta e vice-presidenta para o encontro no mesmo horário em que eram realizados ato conjunto da Adufes com o Sinasfee Ifes e Sintufes e uma reunião com o Governo Federal, em Brasília

A presidenta da Adufes, Ana Carolina Galvão, e a vice-presidenta, Jeffa Santana, participaram de uma mesa de conciliação na tarde desta segunda-feira, 3, requisitada pela Defensoria Pública da União (DPU). O encontro aconteceu na Secretaria dos Órgãos Colegiados Superiores da Ufes (SOCS) com a presença do representante do Gabinete da Reitoria Gilberto Fachetti Silvestre, assim como do defensor público da União Antônio Ernesto de Fonseca e Oliveira e da assessora Bruna Carolina Abreu Quirino. Estiveram na reunião, ainda, Mila Vallado, da Assessoria Jurídica da Adufes, e o servidor da Ufes Gabriel dos Santos Cavatti.

A mesa teve como objetivo mediar alegações encaminhadas à DPU pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) sobre conflitos entre docentes da Ufes e discentes da representação estudantil. Como o DCE não compareceu, a Adufes ficou impossibilitada de tomar conhecimento das supostas queixas. O sindicato acredita ter sido chamado em razão de ser a entidade legítima de representação de professoras/es na Universidade.

O defensor público da União Antônio Ernesto de Fonseca e Oliveira registrou que a DPU procurará o DCE para compreender o motivo de sua ausência e a presidenta da Adufes, Ana Carolina Galvão, ressaltou que a entidade tem todo o interesse na elucidação dos fatos alegados. Ela rechaçou eventuais condutas, caso tenham ocorrido, que extrapolem o respeito e a ética que devem alicerçar a relação entre integrantes da comunidade universitária.

Cabe ressaltar que a Adufes nunca foi procurada por estudantes para se posicionar sobre a questão e que esteve disponível para as reuniões propostas pela DPU em diversas datas sugeridas antes da confirmação para o dia 3 de junho. Ana Carolina também relatou diversos momentos em que a Adufes tem dialogado com estudantes, inclusive em reuniões a pedido do próprio DCE.

A Adufes considera o espaço importante, tendo destacado suas presidenta e vice-presidenta para o encontro no mesmo horário em que foi realizado um ato conjunto da Adufes com o Sinasfee Ifes e Sintufes como atividade de greve, na praça de Jucutuquara, em Vitória, e também no mesmo momento em que uma nova reunião com o Governo Federal acontecia em Brasília.

 

Adufes