Assembleia Geral na próxima sexta (21/06) fará a avaliação da greve e elegerá delegação para o 67º Conad

Greve pressionou e fez avançar propostas de recomposição do orçamento das universidades e de revogaço de medidas dos governos Temer e Bolsonaro

A Adufes convoca a categoria para uma assembleia geral que será realizada na próxima sexta-feira, às 14 horas, na sede do Sindicato, em Vitória. A plenária vai tratar das seguintes pautas: eleição da delegação da Adufes para o 67° Conad, análise de conjuntura, e avaliação da greve. Ao propor a rodada de assembleias das bases, o Comando Nacional de Greve (CNG) indicou que a categoria responda a três perguntas: 1- “Qual a avaliação da AG das propostas do governo apresentadas pelo MGI e pelo MEC?”; 2- “Devemos assinar ou não, as propostas apresentadas pelo MGI e pelo MEC?”; e 3- “Devemos continuar a greve ou construir sua saída coletiva no ANDES-SN?”.

Após a intensificação da greve docente federal, com ampla mobilização, visibilidade e cobranças pela reabertura das negociações, o presidente Lula e o ministro da Educação, Camilo Santana, anunciaram no dia 10 de junho um PAC para as Universidades. Os recursos são da ordem de R$ 5,5 bilhões para consolidação e expansão dos campi e hospitais universitários. Houve, ainda, ampliação do orçamento para custeio de despesas no valor de R$ 400 milhões. Ainda não é o suficiente, mas o dinheiro só apareceu após a greve ser deflagrada e se fortalecer.

Além disso, o MEC sinalizou, em reunião de negociação no dia 14 de junho, o aceite da imediata revogação da Portaria 983 e a criação de um Grupo de Trabalho para elaborar a nova regulamentação. Essa portaria, entre outros problemas, alterou a carga horária mínima e impôs o ponto eletrônico para professores e professoras do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT), impactando de forma negativa o fazer docente e o tripé ensino, pesquisa e extensão. E após cobrança do Andes-SN durante a negociação, o governo também sinalizou positivamente para a revogação da Instrução Normativa 66, que tem dificultado a progressão de docentes e sido alvo de judicializações.

A greve também fez avançar a proposta de recomposição salarial oferecida pelo Governo Federal que antes propunha 4,5% em 2025 e 4,5% em 2026, e agora oferece 9% em 2025 e 3,5% em 2026.

Apesar desses avanços, um conjunto de pautas continua em aberto para a categoria e para a qualidade da educação e do serviço público.

Deslocamento para a Assembleia

A Adufes garantirá o deslocamento de docentes associadas/os residentes no interior do Estado por meio de transporte compartilhado para que participem da assembleia. Para isso, é necessário preencher o formulário até às 17 horas desta quarta-feira, 19. O prazo é necessário para que o Sindicato possa tomar todas as providências necessárias administrativas e operacionais.

A confirmação de passageiras/os será feita pela Secretaria da Adufes até às 15 horas do dia 20 de junho com as demais informações sobre local e horário de embarque e desembarque.

Espaço infantil

As/Os professoras/es também podem solicitar que seja disponibilizada a recreação infantil durante a assembleia, para crianças de até 10 anos. É necessário preencher o formulário de solicitação até às 14 horas do dia 20 de junho.

Em caso de desistência, a Adufes solicita que seja feita a comunicação imediata ao sindicato por meio do e-mail secretaria@adufes.org.br.

Participe da Assembleia da Adufes! Mobilize-se!

Adufes