O 67º Conad acontece de 26 e 28 de julho no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG), em Belo Horizonte-MG
A abertura do 67º Conad, nesta sexta-feira, 26, teve como um dos seus destaques a vitória da campanha #JacyFica, movimento pela permanência da professora Jacyara Paiva no quadro de professoras/es da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). O presidente do Andes-SN, Gustavo Seferian, lembrou que o movimento em torno da defesa da docente e do combate ao racismo institucional que envolvia a tentativa de exonerá-la foi uma importante luta local, da Adufes, e também nacional, por meio do Andes-SN, com repercussões que culminaram na permanência da professora.
“Encerramos o Congresso do Andes (Fortaleza – fevereiro de 2024) gritando #JacyFica e agora no Conad (Belo Horizonte – julho de 2024) estamos comemorando que a #JacyFicou”, disse o presidente do Andes-SN.
A Adufes participa do 67º Conad com uma delegação de 14 pessoas. Foram eleitas/os em assembleia geral realizada no dia 21 de junho as/os seguintes docentes: Fernanda Binatti Chiote (delegada), além de Aline Bregonci, Bernardete Mian, Cenira Andrade, Iguatemi Rangel, Jacyara Paiva, Jeffa Santana, Lívia Moraes, Marcelo Barreira, Maria Aparecida de Carvalho, Monica Vermes, Patrícia Santos, Priscila Chaves, e Rafael Bellan.
Relembre o caso
A professora do Centro de Educação e do Programa de Pós-graduação em Psicologia Institucional (PPGPSI) da Ufes Jacyara Paiva, aprovada em concurso público, esteve sob ameaça de exoneração no início de 2024. Jacy, como é carinhosamente conhecida, foi vice-presidenta da Adufes até dezembro de 2023, é dirigente sindical do Andes-SN, e integra a luta antirracista dentro da Universidade, com atuação indispensável no debate sobre o cumprimento da Lei de Cotas em concursos públicos para docentes na Ufes.
A Procuradoria Federal da Universidade publicou despacho, no dia 28 de dezembro de 2023, pedindo a exoneração de Jacyara. A decisão retomou um processo judicial encerrado em 2021, em que constava, desde 2018, manifestação do seu departamento e da Reitoria da Ufes desistindo do litígio judicial e efetivando a professora na vaga que ocupa.
Houve repercussão nacional e internacional a partir da intensa campanha de comunicação, articulação política e assessoria jurídica da Adufes, assim como o empenho jurídico, político e de comunicação do Andes-SN.
A Ufes, que desde o início dizia não haver saída e nem possibilidade de reversão da situação, diante da pressão decidiu remeter o caso para a Advocacia Geral da União (AGU) que emitiu parecer referendando os argumentos jurídicos da defesa de Jacyara Paiva, da Adufes e do Andes-SN, fazendo valer a autonomia universitária e a decisão da Ufes de 2018. Jacyara Paiva foi mantida no quadro de docentes da Ufes e essa conquista fortaleceu o sindicalismo, as lutas coletivas e o enfrentamento ao racismo.
67º Conad
O 67º Conad acontece de 26 e 28 de julho no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG), em Belo Horizonte, e é organizado pelo Sindicato de Docentes do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Sindcefet/MG – Seção Sindical do Andes-SN). O evento tem como objetivo a atualização dos planos de lutas gerais e dos setores do Andes-SN, aprovados durante o 42º Congresso realizado este ano em Fortaleza (CE), a aprovação das contas da entidade, além de deliberar sobre o local do próximo Conad.
O tema do 67º Conad é “Fortalecer o ANDES-SN nas lutas por mais verbas para a educação, salários e em defesa da natureza”. Na quinta-feira (25), um dia antes do início do evento, foi lançada a Campanha de Combate ao Racismo, no Armazém do Campo, na capital mineira.
Adufes