Houve, ainda, deliberação sobre transações financeiras e composição do Núcleo de Saúde da entidade
A Adufes realizou nesta quarta-feira, 4 de dezembro, a assembleia geral da categoria que elegeu delegadas/os e observadoras/es para o 43º Congresso do Andes-SN que acontece entre os dias 27 e 31 de janeiro de 2025 na Ufes, tendo a Adufes como anfitriã. Os nomes eleitos para a delegação estão no final do texto.
Antes da votação acontecer, a presidenta da Adufes, Ana Carolina Galvão, explicou que, conforme Circular do Andes-SN nº 531/2024, a Adufes tem direito a nove delegadas/os de base. O 10º nome é da diretoria da Seção. Contudo, considerando que o Congresso será realizado em Vitória, o que reduz custos para a Seção Sindical, há a oportunidade de mais pessoas participarem para compreender a dinâmica sindical. Sendo assim, a Diretoria deliberou por acolher todas as inscrições apresentadas, sendo constituídos como observadoras/es quem não ficou entre as/os 10 mais votadas/os.
Para que todas/os as/os docentes que apresentaram seus nomes sejam inscritos no Congresso, a condição será a participação obrigatória na reunião de estudo do Caderno de Textos, que será realizada no dia 7 de janeiro de 2025. Integrantes da delegação que são dos campi do interior e pessoas que comprovadamente estiverem fora de Vitória, poderão participar por transmissão simultânea.
A votação foi realizada após aprovada a proposta de reserva de vagas de 20% (duas vagas) de delegadas/os para pessoas negras, o que não é regimental. Aprovada sem votos contrários, as pessoas negras identificadas para a reserva de vagas foram: Iguatemi Rangel, Jacyara Paiva e Jeffa Santana.
Núcleo de Saúde
Além disso, a assembleia elegeu a nova composição de representantes da base no Núcleo de Processos de Trabalho e Produção de Saúde (NPTPS). O regimento atual do Núcleo foi modificado e passou a figurar com a seguinte redação: “Art. 3º O NPTPS terá seu colegiado composto pelas(os) seguintes integrantes: […] III. Três docentes filiadas(os) titulares eleitas(os) em assembleia, com mandato de dois anos e três suplentes”. O Núcleo tem ainda duas representações do Conselho de Representantes e duas representações da Diretoria.
Foram eleitas/os, sem votos contrários e abstenções, as/os seguintes docentes: Alexandre Cunha (CCS), Maria Elizabeth Barros de Barros (CCHN) e Marcos Vinícius Ferreira (CCS), como titulares; e Junia Zaidan (CCHN), Priscila Silva (CCS) e Rafael Gomes (CCHN) como suplentes.
Transações financeiras
A assembleia geral deliberou, ainda, sobre as atribuições de diretoras/es e funcionárias/os para transações financeiras. Isso foi necessário porque a Gerência de Carteira PJ da Agência da Caixa Econômica Federal da Ufes, após consulta ao setor jurídico do banco, informou que o Estatuto da Adufes não estabelece prerrogativas a cargos não estatutários, como, por exemplo, de assistente financeira, para digitação de transações bancárias. Além disso, informou que o Estatuto é omisso quanto à delegação de poderes (ainda que somente para a inserção de dados), pela constituição de procuradores e que por isso é necessária uma autorização da assembleia geral.
Assim, foi encaminhada à votação do seguinte: autorização para a Presidência, em conjunto com a Tesouraria Geral, delegar a funcionário/a do setor financeiro ou a outro/a diretor/a da Adufes, atribuições de operacionalização de caráter não conclusivo de transações financeiras junto ao(s) banco(s) autorizados pelo sindicato.
A categoria aprovou a medida sem votos contrários. Vale ressaltar que a autorização não permite que a/o funcionária/o ou diretor/a designada/o conclua transação financeira, mas apenas preencha e operacionalize a transação que precisará ser concluída pela Tesouraria Geral e Presidência.
A Assembleia geral ratificou, ainda, a ordenação da suplência no Conselho Fiscal que foi definida por critério de tempo de filiação à Adufes durante reunião no dia 21 de outubro e que tornou a professora Bernardete Gomes Mian titular naquela ocasião, com direito a voz e voto.
Atividade pelo cumprimento do acordo de greve
Após contextualização e discussão, as/os docentes presentes aprovaram a proposta de realização, no dia 11 de dezembro, das 14 às 18 horas, de uma atividade para tratar de condições de trabalho e do Acordo de Greve, com destaque para informes qualificados da reunião realizada pela Diretoria da Adufes com a Pró-reitoria de Gestão de Pessoas, especialmente sobre adicional noturno e progressões.
Festas
Durante a Assembleia Geral, a diretoria apresentou uma avaliação positiva das festas, que fizeram muito sucesso entre as/os participantes com muitos retornos de satisfação com os eventos. Dados detalhados foram apresentados sobre as Festas das/dos Professoras/es e Juninas. Entretanto, dois problemas foram informados à categoria. Um deles diz respeito ao grande prejuízo que pessoas que confirmam presença e não comparecem às festas causam ao sindicato, desperdiçando dinheiro de toda a categoria, o que em 2024 ultrapassou a marca de R$ 100 mil. A Comissão de Festas para 2025 terá a missão de propor estratégias para reduzir as perdas financeiras e para a sua composição foram indicados os seguintes nomes: Cathiana Banhos, Marcelo Barreira e Guilherme Santos. Contudo, as/os docentes não foram votadas/os em decorrência da assembleia, naquele momento, deixar de ter quórum e ser encerrada.
Antes disso, houve um informe sobre o segundo problema ocorrido, desta vez nos bastidores da Festa das/dos Docentes de Vitória. No dia 17 de outubro, a Adufes foi informada pela empresa responsável pelo fornecimento do buffet que já havia sido aprovado após degustação, de que o serviço não seria prestado. Isso ocorreria porque o espaço de eventos que sediou a festa, cujo contrato com a Adufes incluía o buffet, não havia efetuado nenhum pagamento referente a este serviço. A Adufes buscou a empresa de eventos contratada, fez uma notificação extrajudicial e tentou solucionar o problema por diversos meios de contato, não obtendo retorno ou solução. Para não cancelar a festa, a Diretoria decidiu efetuar o pagamento diretamente à empresa que já forneceria o buffet, o que implicou a realização de um pagamento duplicado deste serviço, uma vez que já havia sido pago ao espaço de eventos contratado.
Foi informado, ainda, que a certeza de que a festa de fato ocorreria só se deu às 13 horas do dia da festa, 25 de outubro, o que causou uma série de transtornos, ansiedade e angústia a todas as pessoas envolvidas (diretoria, equipe de trabalhadoras/es da Adufes, Assessoria Jurídica e também ao próprio buffet, envolvido na situação à revelia de sua vontade). A Assessoria Jurídica está acompanhando o caso para cobrar a devolução dos valores pagos pelo serviço de buffet que não foi realizado.
Enquete
Durante a assembleia geral foram dados diversos informes. Um deles diz respeito à importância da Enquete Nacional “Condições de Trabalho e Saúde Docente”. O prazo para responder vai até 19 de dezembro e houve uma solicitação de empenho da categoria para responder e divulgar a enquete, que dará condições de fazer um mapeamento qualificado sobre as condições de trabalho docente.
Confira as/os eleitas/os para o 43º Congresso do Andes-SN
Delegadas/os:
Maria Aparecida de Carvalho (Diretoria)
Jeffa Santana
Jacyara Paiva
Livia Moraes
Rafael Bellan
Aline Pandolfi
Mónica Vermes
Fabiana Cherobin
Priscila Chaves
Debora Amaral
Suplentes/Observadoras/es:
Iguatemi Rangel
Monica Lanes
Juliana Melim
Patrícia Freitas
Raphael Furtado
Ines Ramos
Cenira Andrade
Marcelo Barreira
Arelys Esquenazi
Edivaldo José Bortoleto
Rosali Rauta
Observadoras/es:
Alexandre Curtiss
Bernardete Mian
Carina Copatti
Edson Cardoso
Fabiana Gonring
Francisco Mauri De Carvalho
Gabriel Luchini
José Antonio Rocha Pinto
Karla Batista
Marcos Vinícius Ferreira
Ricardo Behr
Rodrigo Molina
Adufes