Durante a Assembleia Geral realizada em 4 de dezembro de 2024, a presidenta da Adufes, Ana Carolina Galvão, deu informes sobre as festas realizadas pelo Sindicato em 2024, apresentando os números preliminares dos eventos e o prejuízo que a confirmação de presença de pessoas que não vão às festas causou à entidade. Os números agora estão consolidados para a divulgação integral à categoria e o prejuízo ultrapassou R$ 140 mil.
Clique aqui e confira o relatório geral com os números das festas da Adufes em 2024.
Ainda na assembleia geral Ana Carolina ressaltou a relevância da atuação da Comissão de Festas 2024 na organização dos eventos juninos e das festividades em homenagem ao Dia das professoras e dos professores em Vitória, Alegre e São Mateus, estabelecendo pela primeira vez regras e prazos a serem cumpridos para a participação nos eventos.
As normas estabelecidas em 2024 já foram alvo de contestações por parte de alguns filiados. “É verdade que cada pessoa filiada paga o sindicato, mas o prejuízo apurado deve nos envergonhar. Estamos desperdiçando recursos que poderiam ser direcionados às lutas da categoria, que é a função primordial da entidade”, lembrou a presidenta.
Comissão
Ana Carolina destacou que esta foi a primeira vez que se fez um levantamento avaliativo-financeiro desse tipo, o que permitirá um melhor planejamento nas próximas ocasiões. “Isso não significa que o desperdício não aconteceu antes. Ele apenas não havia sido mensurado”, disse a presidenta. Os dados reforçam a necessidade de criar a Comissão de Festas 2025 para planejar estratégias que minimizem perdas financeiras como as ocorridas em 2024, ressaltando a importância de estabelecer normas para a organização dos eventos.
Ainda durante a assembleia, a base pode se manifestar e diversas/os filiadas/os destacaram a necessidade de refletir sobre medidas que inibam o desperdício. Houve indicações para a composição da Comissão de Festas 2025, mas a votação não ocorreu devido à falta de quórum no momento da discussão sobre o tema que será retomado na próxima Assembleia Geral.
Adufes