Primeira etapa organizará acervo documental fotográfico e uma equipe profissional especializada vai fazer a organização, digitalização e descrição do material
O acervo documental da Adufes está sendo organizado para a criação do Centro de Documentação da memória do sindicato. A primeira etapa dos trabalhos constitui a organização de material fotográfico doado ou próprio da entidade, mas o trabalho também incluirá etapas futuras pois há diversos outros documentos, como obras de arte, textos, publicações, material audiovisual, entre outros, com importante valor histórico e artístico.
As ações foram iniciadas com uma ampla organização do almoxarifado (2020) e agora a catalogação de todos os itens. Em 2023, por exemplo, foram doadas fotografias do período da ditadura militar-empresarial no Brasil, o que é emblemático considerando que em 2024 o Golpe de 1964 completou 60 anos.
Foi contratada uma equipe profissional especializada. Ela fará a organização, digitalização e descrição do acervo fotográfico com a coordenação do responsável técnico e professor do Departamento de Arquivologia da Ufes, André Malverdes.
É importante lembrar que o Plano de Atividades para 2024/2025 da Diretoria da Adufes, aprovado em assembleia da categoria, prevê “preservar a história de nossa entidade, organizar, documentar e compartilhar a história e as conquistas do nosso sindicato ao longo dos anos, bem como promover a conscientização sobre a importância do movimento sindical para a sociedade em geral”.
O trabalho que será realizado em 2025 inclui cinco etapas:
1) Verificação e planilhamento do acervo digital e nato-digital da instituição com a codificação e proposta de arranjo para o acervo;
2) Digitalização do acervo que não possui representantes digitais – digitalização dos negativos;
3) Digitalização e descrição do acervo fotográfico analógico da instituição, promovendo assim a ampliação do acesso e à difusão do acervo e contribuindo para a sua preservação e constituindo-se como instrumento capaz de dar acesso simultâneo local ou remoto aos seus representantes digitais conforme a Resolução Conarq nº 31, de 28 de abril de 2010, que dispõe sobre a adoção das Recomendações para Digitalização de Documentos Arquivísticos Permanentes;
4) Elaboração de um catálogo do acervo fotográfico com base na Norma Brasileira de Descrição Arquivística (Nobrade), conforme a Resolução Conarq nº 28, de 17 de fevereiro de 2009, que dispõe sobre a adoção da Norma Brasileira de Descrição Arquivística – Nobrade pelos órgãos e entidades integrantes do Sistema Nacional de Arquivos – Sinar.
5) Elaboração de Manual de Digitalização e de Organização de representantes digitais da Adufes visando uma proposta metodológica para os arquivos fotográficos nato-digitais acumulados pela instituição ao longo de sua trajetória.
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