Adufes foi a seção com maior participação na enquete nacional sobre condições de trabalho e saúde docente

Foi encerrado o período de respostas à enquete nacional “Condições de Trabalho e Saúde Docente”, realizada pelo Andes-SN em todo o Brasil. A Adufes foi a seção com maior número de participantes: 244 docentes em atividade e 103 aposentadas/os, totalizando 347 respondentes. Em todo o Brasil, 5.974 formulários foram respondidos em mais de 140 instituições. Em junho de 2025 será realizado o Seminário sobre Saúde do(a) Trabalhador(a) Docente para posterior divulgação do relatório com os resultados parciais da enquete.

O segundo lugar entre as seções sindicais, considerando o número total de respondentes, ficou com a Associação dos Docentes da Unicamp, a Adunicamp, com 249 participantes. Portanto, além da dianteira em números absolutos, a Adufes também conseguiu mobilizar sua base proporcionalmente de maneira significativa, uma vez que possui cerca de 1.600 filiados, ao passo que a Adunicamp tem mais de 2.000 filiados.

A presidenta da Adufes, Ana Carolina Galvão, agradeceu à categoria pelo atendimento ao chamado para responder ao questionário. Ela também destacou o empenho das diferentes instâncias no trabalho de convocação para a participação das/os professoras/es. “A equipe de trabalhadoras/es do sindicato, grupos organizados da categoria – especialmente o Grupo de Trabalho de Seguridade Social e Assuntos de Aposentadoria e o Núcleo de Processos de Trabalho e Produção de Saúde – além da Diretoria e a Comunicação foram fundamentais para termos esse resultado”, disse Ana. Ela frisa a grande importância da enquete para que haja dados que orientem a luta sindical para a conquista de melhores condições de trabalho e saúde para docentes de todo o Brasil e salienta que o bom levantamento de dados da Adufes permitirá também análises e organização de ações locais para a categoria.

Adufes