Sessão Solene vai marcar na próxima terça, 1 de abril, a cassação de títulos de Doutor Honoris Causa concedidos pela Ufes a membros da ditadura

Será realizada na próxima terça-feira, 1 de abril, às 9 horas, a sessão solene de cassação dos títulos de Doutor Honoris Causa dos ex-presidentes Emílio Garrastazu Médice e Humberto de Alencar Castelo Branco, e também do ex-ministro da Educação Rubem Carlos Ludwig, todos integrantes da ditadura militar-empresarial que oprimiu o Brasil por mais de 20 anos. O Conselho Universitário (CUN) é o realizador da sessão que acontecerá no Cine Metrópolis, no campus de Goiabeiras da Ufes. A entrada é gratuita e a participação da comunidade acadêmica é muito importante.

A cassação foi aprovada pelo Conselho Universitário da Ufes no dia 27 de fevereiro. Ficou definido, também, a realização dessa sessão solene marcada para 1 de abril de 2025, data que marca o Golpe de 1964, que registrará simbolicamente a cassação já efetivada.

O relatório da Comissão da Verdade da Ufes já havia sugerido, em 2017, que a Ufes efetivasse a cassação como uma das medidas a serem tomadas a partir das revelações que o documento trouxe. Desde então, a recomendação nunca havia sido seguida pela Universidade.

A cassação é uma resposta a um procedimento administrativo do Ministério Público Federal (MPF) de 2024 que solicitou que a Ufes efetuasse a cassação dos títulos e tomasse outras providências sugeridas pela Comissão da Verdade.

Adufes