Assembleia Geral da Adufes elege delegação para o 68º Conad do Andes-SN e delibera sobre questões financeiras

A categoria também aprovou o parecer do Conselho Fiscal referente ao exercício de 2023, a previsão orçamentária para 2025, e o Relatório de Atividades de 2024

A Adufes realizou uma Assembleia Geral nesta terça-feira, 22 de abril, em sua sede, no campus de Goiabeiras, em Vitória. Na ocasião foi eleita a delegação que representará a entidade no 68º Conad do Andes-SN, que será realizado entre os dias 11 e 13 de julho de 2025, em Manaus-AM. O evento, que será organizado pela Associação dos Docentes da Universidade Federal do Amazonas (Adua) terá como tema central: “Unificar as lutas anticapitalistas: contra o colapso socioambiental, em defesa da vida e da educação pública”.

Foram eleitas/os: Ana Carolina Galvão (delegada); e as/os observadoras/es Bernardete Mian, Débora Amaral, Fernanda De Araújo Binatti Chiote, Iguatemi Rangel, Jacyara Paiva, Jeffa Santana, Lívia Moraes, Marcos Vinícius Ferreira, Monica Vermes, Priscila Chaves e Rafael Bellan.

Durante a assembleia, também foi retomada a apreciação do parecer do Conselho Fiscal referente ao exercício de 2023. A análise do documento já havia sido pautada para as assembleias gerais dos dias 4 de dezembro de 2024 e 12 de março de 2025, mas foi adiada em ambas as ocasiões por falta de quórum. Com a nova convocação, a matéria voltou à pauta e foi aprovada por unanimidade.

A categoria também deliberou sobre a previsão orçamentária para 2025. A proposta foi aprovada em reunião da Diretoria no dia 21 de fevereiro de 2025 e posteriormente reformulada, diante da ausência de quórum na assembleia de 12 de março. O novo documento, que detalha a destinação dos recursos para o ano, foi apresentado e aprovado por ampla maioria. As/Os docentes presentes também aprovaram por ampla maioria o Relatório de Atividades de 2024 contendo as principais ações realizadas pela Diretoria da Adufes ao longo do ano passado.

Comissões

Além disso, novas/os sindicalizadas/os passaram a integrar voluntariamente as comissões de Festas e de Negociação com a Unimed. Embora não tenham caráter regimental, as comissões foram referendadas pela assembleia. A Comissão de Festas é responsável pela organização de eventos tradicionais da entidade, como os arraiás e as festas anuais de confraternização das/os docentes. Já a Comissão de Negociação com a Unimed atua na mediação de reajustes e na busca por melhorias nos serviços prestados pelo plano de saúde.

Quanto à eleição do novo Conselho Fiscal (CF) para o ano de 2025, não houve candidatas/os e a matéria voltará à pauta na próxima assembleia. O CF é composto por três membros titulares e três suplentes, escolhidos em assembleia. O órgão tem papel estratégico na fiscalização das contas da entidade e na promoção da transparência e boa gestão dos recursos sindicais.

Durante todas as pautas apreciadas foi concedida a palavra a todas/os as/os sindicalizados presentes que quiseram se manifestar, o que resultou em um amplo debate sobre as questões tratadas durante a assembleia geral.

Informes

Entre os principais informes dados estiveram:

  • o caso dos boletos que a Ufes cobra da Adufes por ações de greve foi enviado pela Universidade para o Conselho Universitário (CUN) e o sindicato está buscando as/os conselheiras/os para dialogar sobre a importância de derrubar a cobrança;

  • a Adufes fará a doação de kits de livros de Conceição Evaristo para os acervos das bibliotecas da Ufes;

  • as articulações da Adufes para as atividades do 1 de maio (Dia das/dos Trabalhadoras/es) estão sendo realizadas com o movimento Vida Além do Trabalho (VAT), que tem como pauta central a extinção da escala 6×1, e em breve a forma de participação do sindicato será divulgada;

  • e as Eleições para a nova diretoria do Andes-SN que acontecem nos dias 7 e 8 de maio – clique aqui para saber mais sobre como está o processo eleitoral na Ufes.

Adufes