Unimed é responsável por declarações incorretas de associados/as da Adufes à Receita Federal que estão gerando problemas no imposto de renda

🚨 A responsabilidade pelos erros é da Unimed e as medidas cabíveis estão sendo tomadas pela Adufes. A Contabilidade do Sindicato orienta associados/as a seguirem os valores corretos repassados pela Adufes, inclusive para evitar perder o prazo da Receita Federal (30 de maio)

Desde o dia 9 de abril, a Adufes tem feito reiteradas cobranças à Unimed para que a empresa faça as correções dos informes de rendimentos do Imposto de Renda de seus associados/as na Receita Federal. Foram identificadas inconsistências relacionadas ao reajuste retroativo cobrado em agosto de 2024.

A Adufes enviou e-mails nos dias 09, 15 e 23 de abril, além de estabelecer contatos telefônicos com os responsáveis. Diante da demora para a resolução do problema, a assessoria jurídica da Adufes também foi acionada.

Nesta quinta-feira, 15 de maio, mais de um mês depois, finalmente a Unimed informou que os valores haviam sido corrigidos e enviados à Receita. Ocorre que, nesta sexta-feira, 16 de maio, a Adufes identificou novos erros: os valores “atualizados” informados pela operadora de saúde excedem muito os valores realmente pagos pelas/os docentes, causando novos problemas nas declarações de imposto de renda.

A responsabilidade pelos erros é da Unimed. Mesmo após os diversos alertas, a operadora continua cometendo falhas sucessivas, causando transtornos, insegurança e constrangimento à Diretoria e aos/às filiados/as.

Diante disso, a Adufes cobrou providências urgentes e comunicou que, sem resolução até o final do expediente de 16 de maio, encaminharia notificação extrajudicial à empresa, o que já foi feito. A contabilidade da Adufes também orientou os/as associados/as a seguirem os valores corretos repassados pelo sindicato, inclusive para evitar perder o prazo da Receita (30 de maio).

A Adufes está fazendo tudo que está ao seu alcance para garantir que as/os professoras/es não sejam prejudicadas/os. Contudo, quem deve corrigir os dados na Receita Federal é a Unimed.

Adufes