5°‌ ‌capítulo‌ ‌da‌ ‌Websérie‌ ‌“Adufes‌ ‌nos‌ ‌Centros‌ ‌–‌ ‌Onde‌ ‌a‌ ‌Ufes‌ ‌é‌ ‌ Feita”‌ ‌traz‌ ‌as‌ ‌unidades‌ ‌de‌ ‌Alegre‌ ‌em‌ ‌destaque‌

Estão no sul do estado, os Centros de Ciências Agrárias e Engenharias (CCAE) e Ciências Exatas, Naturais e da Saúde (CCENS).

No CCAE, o trabalho é desenvolvido por 123 professoras e professores, com 52 técnicas e técnicos em educação, que atuam em áreas envolvendo sete cursos de graduação. O centro, também mantém o Hospital Veterinário, o Hovet, o único de instituição pública no estado. Além de estar presente em Alegre, a unidade possui espaços experimentais nos municípios de São José do Calçado e Jerônimo Monteiro.

Já no CCENS, funcionam 10 cursos de graduação que contam com 122 professoras/es e 26 servidoras/es. O centro abriga o Museu de História Natural do Estado do Espírito Santo, o Muses, que fica em Jerônimo Monteiro. Ele funciona como um laboratório para as/os estudantes das licenciaturas e na extensão, discentes do ensino básico têm acesso ao acervo relacionado às áreas de botânica, zoologia de invertebrados e vertebrados, paleontologia, geologia, além da saúde e astronomia.

Antes da pandemia, o espaço recebia cerca de 2 mil estudantes por ano, afora 12 mil pessoas em atividades itinerantes. O local fez adequações para continuar atendendo durante a pandemia.

Saúde e informação. A inclusão da área da saúde, chamada de Muses Saúde (trata-se de uma nova coleção do Museu) é uma das importantes contribuições da universidade frente ao novo coronavírus. Ele oferece informações sobre meio ambiente, vírus e pesquisas variadas. O professor e Rodrigo Giesta Figueiredo, do Departamento de Biologia do CCENS, conta que desde 2020, o museu vem buscando diversificar as formas de interagir com o público.

“Mesmo com dificuldades financeiras, nós criamos atividades virtuais com novos canais de comunicação. Assim nasceu a coleção Muses Saúde, onde disponibilizamos para o público informações confiáveis sobre a pandemia”, disse o docente que é responsável por gerenciar o espaço.

Formação de professoras/es da Rede Básica de Ensino. O apoio à formação de professoras e professores das redes públicas, projetos na área da educação de pessoas com deficiências e atendimento a animais domésticos e animais de produção no Hospital Veterinário, são outros serviços oferecidos pelos os centros de Alegre, que estão sob ameaça dos sucessivos cortes de verbas do governo federal.

A professora Aline Bregonci, do Departamento de Medicina Veterinária (CCAE) e vice-presidenta da Adufes, destaca que a unidade abriga o único curso de mestrado acadêmico do sul do Espírito Santo que atende a área da educação (Ensino, Educação Básica e Formação de Professores), área em que a docente atua. Porém, ela salienta que “os cortes na educação impactam no desenvolvimento de conhecimento e transformação social, o que é preocupante”.

Ela cita também o caso do Hovet, que poderia funcionar 24 horas atendendo à população. “Infelizmente os serviços ficam restritos por conta do número reduzido de funcionários e investimentos em insumos e equipamentos”, revela a professora.

Assista ao vídeo

Adufes