Jornada de Lutas em Brasília fortalece o rechaço à Reforma Administrativa

A vigília permanente dos movimentos tem surtido efeito sobre parlamentares, cada vez mais atentos à pauta da PEC 32

Pela terceira semana seguida, a Adufes participou das atividades contra a PEC 32 em Brasília. Uma vez que a matéria não foi colocada na pauta dessa semana, a pressão se deu no aeroporto, em frente ao Anexo II da Câmara dos Deputados e na visita aos gabinetes.

“As deputadas e os deputados que já se colocaram contra a PEC 32 estão cada vez mais revigorados, os indecisos estão percebendo que se posicionar a favor da Reforma Administrativa será uma grande perda política e os favoráveis estão recuando”, afirmou Ana Carolina Galvão, presidenta da Adufes. Ela explica que isso é muito evidente quando as/os servidoras/es que estão em Brasília entram nos Anexos para visitar os gabinetes. “Muitas pessoas das entidades que integram a Jornada de Lutas foram de porta em porta e isso incomoda quem ainda está em cima do muro ou a favor da PEC 32”, explicou a professora Ana Claudia Meira, que foi a Brasília pela segunda vez.

Outro docente que esteve na capital federal foi o professor Gean Pierre Campos, do Centro de Educação. Segundo ele, não há mais como se furtar a participar diretamente das ações e da pressão aos parlamentares. “É agora! Depois, será tarde e muito mais difícil reverter qualquer aprovação”, disse.

Visitas aos gabinetes. A professora Thaís Vieira, do Centro de Artes, também acompanhou as atividades dessa semana. Segundo ela, a visita aos gabinetes, independente do estado da federação, é fundamental para dar visibilidade à organização das entidades que se concentram em Brasília. “Nas dezenas de abordagens feitas pela delegação da Adufes, alguns deixavam tirar foto, outros até pediam, mas outros não permitiram. Do Espírito Santo, conseguimos ser atendidos por Helder Salomão e Neucimar Fraga”, informou Ana Carolina. O primeiro já é notadamente reconhecido por sua posição contrária à PEC 32. Já Neucimar Fraga afirmou que da forma como o texto base foi aprovado na Comissão Especial, votará contra a Refoma Administrativa.

A Jornada de Lutas continua na próxima semana. O sindicato vai providenciar todas as condições para que a base da Adufes possa ir a Brasília.Como participar? Docentes filiadas/os da Adufes podem solicitar participar das atividades por meio do canal “Fale com a Adufes” em nosso site, selecionando “Secretaria” e indicando no assunto “Participação na Jornada de Lutas em Brasília 04 a 08 de outubro”. Para que o sindicato possa tomar as providências, as/os interessadas/os podem se inscrever até este domingo, 3 de outubro.

 

Adufes