Colegiados têm até 29 de janeiro para se manifestar sobre proposta de resolução de ensino para Fase 4

Adufes solicitou mais prazo para permitir amplo debate 

No dia 16/12/21, a Câmara Central de Graduação (CCG) encaminhou às Câmaras Locais uma proposta de resolução para o retorno das aulas presenciais com controle de riscos (Fase 4 do Plano de Contingência da Ufes). Contudo, muitos colegiados só estão recebendo o documento agora e por isso os cursos terão poucos dias para se posicionar.

“O Cepe tem sessões agendadas para as segundas quinzenas de fevereiro e março e o próximo semestre se inicia apenas em 18 de abril.

É louvável que a discussão se inicie desde já, mas justamente para permitir amplo debate com a comunidade acadêmica. Assim, o mais adequado seria que o prazo para retorno à CCG fosse pelo menos até a primeira quinzena de fevereiro”, explica a presidenta da Adufes, Ana Carolina Galvão.

Os principais pontos destacados pelo sindicato se referem às condições de trabalho e ausência de obrigatoriedades e garantias. Por exemplo, no caso de estudantes gestantes, a proposta restringe a participação dessas mulheres nas aulas presenciais, mas não oferece alternativa a elas. “Se estudantes com deficiência estão contempladas/os na resolução, assegurando condições de realização de suas atividades, por que o mesmo não se dá para as gestantes?”, questiona Ana.

Para a professora Lívia Moraes, do Departamento de Ciências Sociais (CCHN) e que faz parte do GT Política de Classe para as Questões Étnico-Raciais, de Gênero e Diversidade Sexual da Adufes, “é um tanto quanto impositivo/autoritário/sexista colocar uma mulher que, em vista da gravidez, já enfrenta uma dinâmica de vida bastante peculiar em período de pandemia, em condição de impedimento de ter acesso a aulas presenciais”. Segundo ela, seria razoável analisar a situação com um parecer médico, mas não impedir o acesso às aulas presenciais e, ainda, que especialistas das áreas de saúde e políticas sociais, com ênfase em gênero, participem da construção da resolução.

A diretoria da Adufes já solicitou ampliação do prazo de discussão nos centros de ensino e analisou a proposta enviada pela CCG (veja aqui).

Adufes